CIDADES

min de leitura - #

Primeiro vestibular do curso de Direito da Unespar tem data marcada

Fernando Klein

| Edição de 07 de junho de 2022 | Atualizado em 07 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Primeiro vestibular do curso de Direito da Unespar tem data marcada

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O primeiro vestibular do curso de direito do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) já tem data marcada. Será em 6 de novembro de 2022. A Unespar divulgou nesta terça-feira (7) o calendário de seleção dos alunos para 2023. O período de inscrições será de 2 de agosto a 3 de outubro de 2022 pelo site da instituição. 

A inclusão do curso de direito foi confirmada pelo diretor do campus de Apucarana, professor Daniel Fernando Matheus Gomes. São 40 vagas disponíveis, sendo que 30 serão preenchidas no vestibular tradicional e 10 pelo Sistema Único de Seleção Integrada (Sisu).

O decreto 10.808/2022 oficializando a criação do curso de direito no campus da Unespar de Apucarana foi assinado em 20 de abril deste ano pelo governador Ratinho Junior (PSD). “Sem dúvida, é uma conquista histórica para Unespar e também para Apucarana”, reforça o professor Daniel Gomes. 

A conquista do curso de direito da Unespar foi obtida após mobilização da comunidade de Apucarana, incluindo atuação do ex-secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, junto ao governo do Estado, além do prefeito Junior da Femac e também da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia).

A professora Patrícia de Mello, coordenadora do curso de direito da Unespar, afirma que  toda a estrutura já está pronta para receber os futuros alunos, com professores contratados (80% deles com doutorado) e a biblioteca já montada.

“Além das disciplinas gerais, pretendemos implantar um programa de extensão junto à comunidade e também colocar em prática uma oficina de texto já no primeiro ano”, adianta a professora. Segundo ela, um dos objetivos é que os alunos também participem do programa Justiça no Bairro, desenvolvido desde 2003 pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

OUTROS CURSOS

A Unespar de Apucarana tem mais 580 vagas disponíveis em outros 12 cursos de graduação para 2023: administração (80), ciência da computação (40), ciências contábeis (100), ciências econômicas (50), letras - espanhol (20), letras - inglês (20), letras - português (40), matemática (40), pedagogia (40), secretariado executivo trilíngue (50), serviço social (50) e turismo e negócios (50).

Parte dessas vagas, no entanto, será preenchida por meio do Sisu. O percentual reservado - 25%, 50% ou 75% -varia conforme o curso.  (FERNANDO KLEIN)