CIDADES

min de leitura - #

Procissão de Corpus Christi deve receber milhares de fiéis

Adriana Savicki

| Edição de 07 de junho de 2023 | Atualizado em 07 de junho de 2023
Imagem descritiva da notícia Procissão de Corpus Christi deve receber milhares de fiéis

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Milhares de pessoas são esperadas hoje, nas ruas centrais de Apucarana, na procissão de Corpus Christi. Pelo segundo ano consecutivo, a celebração da Eucaristia terá início com missa a partir das 15 horas no Ginásio de Esportes Lagoão com cortejo seguindo até a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A decoração do trajeto faz parte da tradição da data e mobiliza católicos por várias semanas na elaboração dos desenhos que vão compor os tapetes.

Dos mais de mil metros que serão decorados entre os dois pontos, pelo menos 400 metros são de responsabilidade das turmas de catequese da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A coordenadora da Catequese, Sandra Regina Ceola de Araújo, explica que o planejamento do trabalho começou há dois meses, quando os catequistas iniciaram a organização do que seria apresentado nos cartazes que vão cobrir o chão por onde vai passar o Santíssimo.

“Os tapetes representam a caminhada do povo de deus para eternidade. E nesta caminhada, o alimento fundamental é a Eucaristia, por isso, a decoração é desenvolvida em torno do tema”, explica. 

Segundo Sandra, no caso da a elaboração dos tapetes de responsabilidade da catedral – outras paróquias, pastorais, escolas e entidades também colaboram com a decoração – o desenvolvimento do tema envolve aprendizado de fé. “Os catequistas explicam a importância da Eucaristia, de Corpus Christi e as crianças vão desenvolvendo o trabalho a partir disso”, explica. Nesse contexto, até a obra de revitalização da Catedral - em andamento desde o ano passado-, foi retratada nos tapetes. 

As ruas centrais da cidade serão bloqueadas no período da manhã para a elaboração dos tapetes. 

CELEBRAÇÃO

Neste ano, a celebração de Corpus Christi será realizada por um bispo convidado: Dom Marcelo Antônio da Silva, que é o primeiro apucaranense ordenado bispo. Recém-ordenado Bispo Auxiliar da Diocese de Santo Amaro, em São Paulo, Dom Marcelo recebeu a primeira eucaristia na Paróquia Cristo Profeta, depois se mudou para São Paulo, onde iniciou formação.

ARAPONGAS

A celebração também tem início às 15 horas, em Arapongas. A missa será celebrado pelo bispo Dom Carlos José no Ginásio Luis Augusto Zin e a procissão segue pela rua Garças e avenida Arapongas até o Santuário Nossa Senhora Aparecida. (REPORTAGEM LIS KATO)