CIDADES

min de leitura - #

Programa da Autarquia Municipal de Apucarana concorre a prêmio estadual

Da redação

| Edição de 21 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Depois de três conquistas estaduais neste ano, a saúde de Apucarana tem mais um trabalho selecionado para concorrer a um prêmio estadual. Trata-se do 1º Prêmio Léo Kriger de Excelência em Saúde Bucal, que vai acontecer no dia 22 de novembro em Curitiba.

Imagem ilustrativa da imagem Programa da Autarquia Municipal de Apucarana concorre a prêmio estadual


O concurso que visa reconhecer e premiar os resultados alcançados por profissionais dentro do Projeto de Tratamento Restaurador Atraumático (ART), lançado no ano passado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), com o apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 
A experiência inovadora do projeto ART foi colocada em prática pela dentista da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Caroline Toledo, da Unidade Básica de Saúde do Valdecir de Paula, no Jardim das Flores, sob a supervisão do coordenador do departamento de odontologia, Cesar Verona. 
"A implementação dessa técnica no tratamento da doença cárie, no âmbito da saúde pública, vem obtendo bons resultados, em especial pela grande aceitação e adesão da população”, afirma Caroline.
O trabalho desenvolvido por Caroline dentro dos critérios do projeto ART passou por uma pré-seleção a cargo da regional de saúde e macrorregional de saúde para concorrer ao prêmio no próximo dia 22. 
Conforme é destacada no projeto da Sesa, o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) tem se mostrado efetivo no controle da doença cárie. A técnica do ART baseia-se na remoção de tecido cariado por meio de instrumentos cortantes manuais e preenchimento das cavidades com ionômero de vidro. O objetivo é remover a dentina infectada, evitando remover a dentina afetada, passível de reorganização. Pelo fato de não se utilizar anestésico local, alta rotação e isolamento absoluto, essa técnica apresenta grande aceitação pelos pacientes. 

VANTAGENS
Segundo Autarquia, o programa tem um baixo custo, que faz uso de instrumentos manuais baratos e de fácil manejo, sem o emprego de eletricidade, nem de equipamento especial.
Outra vantagem é que a técnica minimiza o uso de anestésico local, por limitar o aparecimento da dor e une tratamentos curativos e preventivos em um só procedimento
Por não fazer uso de motor e sugador, pode ser considerada uma técnica de fácil aceitação por adultos e crianças.