CIDADES

min de leitura - #

Programa vai prevenir efeitos de mudanças climáticas

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo assinou um convenio no valor de R$ 3,4 milhões com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) para a implantação do programa Sinais da Natureza. O programa é uma proposta da pasta para o desenvolvimento de projetos e ações de prevenção e mitigação de controle dos efeitos das mudanças climáticas.

Entre outras ações, o recurso será destinado para a implantação do Programa Paranáclima que vai atender às diretrizes do Plano Nacional de Mudanças Climáticas e o compromisso firmado pelo Paraná com o Governo Federal para reduzir as emissões de gases efeitos estufas (GEE).
O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Marcio Nunes, destacou que a criação da secretaria, em 2019, foi o pontapé inicial para que o Paraná traçasse a trajetória para o crescimento sustentável. “O Paranáclima é fruto dessa visão do governo Ratinho Junior”, disse o secretário.
Charles Carneiro, engenheiro e coordenador de Projetos Sustentáveis da secretaria estadual, salienta que o programa vai diagnosticar as emergências climáticas do Paraná, dentro da gravidade do problema e da realidade do País. Segundo ele, com a sondagem e o levantamento de dados será possível fazer a diferenciação em termos de impacto, conforme vocação e adaptabilidade de cada região.