CIDADES

min de leitura - #

Projeto prepara alunos para nova etapa

Fernanda Neme

| Edição de 07 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As crianças entram em contato com a leitura de diversas formas: através de livros, apostilas, revistas em quadrinhos e, para alunos da rede municipal de Educação de Apucarana, também através de jornais. O projeto Vamos Ler entrega todas as quintas-feiras a edição do dia da Tribuna do Norte para centenas de estudantes dos 5º anos. A leitura em sala e a avaliação do conteúdo é um preparativo para a transição para o segundo ciclo do ensino fundamental.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto prepara alunos para nova etapa

Essa é a opinião da professora da Autarquia Municipal de Educação (AME), Alessandra Caldeira dos Reis, que atua na coordenação dos estudantes do 5º ano da rede municipal. Os alunos que participam do programa neste ano vão ingressar, ano que vem, no segundo ciclo do ensino fundamental, e na rede estadual de ensino. “Esse trabalho com a leitura é o carro-chefe, para que as crianças desenvolvam senso crítico e melhorem a interpretação de texto”, acrescenta. 
Ela reforça a ideia de que o estudante precisa de mais base crítica neste período educacional. “Muitas vezes, o aluno chega no ensino fundamental II sem maturidade com relação a interpretação de textos e leituras básicas e é por este motivo que o Vamos Ler atende os alunos dos 5ºs anos, para prepará-los melhor para a entrada nas escolas estaduais, que vão cobrá-los de maneira mais incisiva quanto a isso”, ressalta. 
A professora Marli Fernandes, secretária municipal de Educação de Apucarana, acredita que os trabalhos relacionados à leitura só vêm acrescentar neste período das vidas dos alunos. 
“Entendemos que que esses trabalhos que favorecem à  leitura são um diferencial para a criança, que vai precisar da interpretação de texto em várias áreas futuramente. O projeto Vamos Ler é muito bem-vindo em nossas escolas e veio para somar”, destaca. 
A professora Dayane Freitas de Mello, da Escola Municipal Presidente Médici, de Apucarana, acredita que a leitura é uma forma de preparar o aluno para o futuro. “Eles criam uma visão maior do mundo, já que o ensino fundamental II requer mais independência do aluno”, complementa. 
Evelyn Gabrielle Ribeiro Machado, 10, está está feliz com projeto de leitura. “Todas as coisas que vejo eu gosto muito de ler e foi mais uma aula para gente poder ler e sobre vários assuntos”, explica. Evelyn Vitória da Silva, 10, também está gostando do projeto. “Eu gosto muito de ler. Leio com minha mãe e estávamos trabalhando sobre a Copa do Mundo. Gosto de ler o caderno Cidades e ver notícias”, conta. 
Marcelo Luiz da Silva Junior, 10, é apaixonado por leitura e gosta de ver as notícias do dia a dia. “Fico por dentro de tudo que acontece e, como pretendo ser policial, preciso estudar bastante”, conta.