CIDADES

min de leitura - #

Projeto vai unir hortas e robótica em Arapongas

Da Redação

| Edição de 04 de maio de 2022 | Atualizado em 04 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Projeto vai unir hortas e robótica em Arapongas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Arapongas participaram no final de semana de uma capacitação em agroflorestal na Fazenda Terra Planta, em Sabáudia. O treinamento complementa o programa Horta do Futuro, que está sendo implantado na rede municipal. 

A coordenadora de Projetos Rosangela Alvarenga Morassutti, e as professoras Amarilei Claudineia Calisti e Giselly Valente; idealizadoras do projeto Horta do Futuro, participaram da capacitação. 

“O curso nos proporcionou o estudo das sementes, raízes, mudas, os espaços de cultivos de diversas espécies, técnicas de plantio e combinações de cultivos. Foram três dias de muito aprendizado entre teoria e a prática”, disse Morassutti. 

Ela ainda acrescentou que a experiência proporcionou também várias ideias a serem desenvolvidas nas aulas de Robótica. “O Curso proporcionou novas possibilidades e estaremos desenvolvendo ainda mais a criatividade e habilidades dos nossos alunos”, finalizou.

O projeto Horta do Futuro vai levar a discussão a respeito alimentação saudável e preservação ambiental dentro da disciplina de robótica, que foi implantada em 2018 na rede municipal.

O projeto será introduzido primeiramente nas escolas municipais Presidente Getúlio Vargas, na Vila Sampaio, e Nereide de Souza Camargo, no Centauro. Na primeira etapa, o projeto vai sugerir aos alunos a implantação de uma horta em que eles sejam produtores vai permitir que vivenciem as etapas do plantio ao cultivo de hortaliças.

Segundo as professoras, uma vez por semana, na disciplina de Ciência/Robótica, os alunos poderão usar o kit robótico na montagem de projetos, tendo demandas da horta. Exemplo é a irrigação, com sistema de atuadores, sensores ou controladores.