CIDADES

min de leitura - #

Quadrilha de roubo de defensivos é presa

Fernando Klein

| Edição de 04 de outubro de 2022 | Atualizado em 04 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Quadrilha de roubo de defensivos é presa

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quatro integrantes de uma quadrilha apucaranense especializada em furtos e assaltos de cooperativas foram presos em São João do Ivaí e Apucarana nesta terça-feira (4). Dois foram detidos em flagrante pela Polícia Militar (PM) durante a madrugada quando praticavam o crime na C.Vale - Cooperativa Agroindustrial. Os outros dois foram capturados em Apucarana pela PM no início da tarde. Mais cinco suspeitos de integrar o bando estão foragidos e são procurados pela polícia.

A equipe de serviço do destacamento da PM de São João do Ivaí foi acionada por volta das 02h26 na C. Vale, onde estava em andamento o roubo. Três bandidos armados - dois com pistola e um com arma de fabricação caseira - invadiram o local e tentaram fugir com um caminhão carregado com defensivos agrícolas e outros itens. Quando tentavam sair da empresa, o veículo foi parado pelos policiais militares e três suspeitos saíram correndo.

Os policiais chegaram a realizar disparos para conter os criminosos. Um deles acabou atingido no pé esquerdo. Dois foram localizados pela corporação e presos. O terceiro que estava no caminhão conseguiu fugir. Outros cinco, segundo a polícia, davam apoio ao assalto e também escaparam. O suspeito ferido pelo tiro foi encaminhado ao hospital municipal.

No caminhão Mercedes Benz/1118 usado na tentativa de roubo, os policiais encontraram uma grande quantidade de insumos agrícolas e pneus roubados da C. Vale. No total, 83 caixas de produtos variados, 15 galões e 42 pneus estavam sendo levados. O valor da carga não foi informado.

Dentro do caminhão também foram localizados um alicate de cortar cerca, uma marreta e o DVR da empresa, onde estavam armazenadas imagens de segurança.

O delegado Gustavo de Pinho Alves, responsável pela Delegacia de Polícia de São João do Ivaí, explica que a polícia já “mapeou” pelo menos três quadrilhas que vêm se especializado em furtos e assaltos envolvendo defensivos agrícolas por conta do alto valor agregado desses produtos. As quadrilhas têm integrantes de Apucarana – como foi o caso dessa ocorrência- e também da região de Londrina.

“Estamos investigando se a mesma quadrilha é ou não responsável pelo ataque a outra cooperativa de São João do Ivaí há 20 dias”, afirma Pinho Alves. Na oportunidade, os criminosos abandonaram os produtos roubados, avaliados em mais de R$ 1 milhão.

Segundo ele, os criminosos vêm se especializando nesse tipo de crime.

“Antes, a maioria das ocorrências envolvia furtos. Agora, as quadrilhas estão também praticando assaltos, quando são empregadas armas para praticar o delito”, afirma.

Na semana passada, cerca de 10 assaltantes invadiram uma cooperativa e levaram insumos avaliados em meio milhão de reais. (FERNANDO KLEIN)