CIDADES

min de leitura - #

Quatro em cada dez crianças já foram vacinadas contra covid em Apucarana

DA REDAÇÃO

| Edição de 10 de fevereiro de 2022 | Atualizado em 17 de fevereiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Quatro a cada dez crianças com idades entre 5 a 11 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em Apucarana. Levantamento da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) revela um total de 5.596 crianças imunizadas até o dia 7 de fevereiro, número que representa 46% do público alvo infantil formado por 11.998 pessoas dentro dessa faixa etária. 

O município atingiu a última etapa da vacinação pediátrica na última sexta-feira (4) com a abertura da imunização de crianças com 5 anos. A faixa etária dos 10 e 11 anos está liberada há quase três semanas. O secretário Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, avalia que o índice vacinal atingiu a média esperada dentro do tempo executado. “É um número razoável que pode melhorar. Acredito que atingimos o foco dentro do tempo executado. Mas importante informar que muitas crianças podem ter pego Covid-19 e não puderam receber a vacina. Mas o atendimento continua no Ginásio Lagoão e vamos continuar recebendo a imunização até atingir 100% das crianças que deveriam ser vacinadas’, afirma Bachiega.
O secretário lembra que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a aplicação do imunizante da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos em dezembro do ano passado. Em janeiro deste ano a agência liberou a aplicação da CoronaVac a partir dos 6 anos. Ele reforça o pedido do secretário Estadual de Saúde, Beto Preto, para que os pais levem os filhos para serem vacinados. “É muito importante que os pais tenham essa atitude para proteger as crianças e aumentar a imunidade delas. O secretário de Estado vacinou os filhos dele e pede para que a população siga esse exemplo”, assinala.
BOLETIM
Informe epidemiológico da AMS divulgado ontem trouxe 227 casos de Covid-19 e mais duas mortes causadas pela doença, somando um total de 30.414 diagnósticos positivos e 522 óbitos desde o começo da pandemia.
Conforme a AMS dois idosos morreram em decorrência da doença sendo uma mulher, de 83 anos, com histórico de diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e anemia, e também um homem, de 86 anos, com histórico de cardiopatia. Os dois apresentavam o esquema vacinal completo. 
“As pessoas estavam imunizadas, mas infelizmente tinham comorbidades e acabaram desenvolvendo a doença de forma mais grave”, comenta o secretário de Saúde. 
Em relação aos novos casos, a autarquia informou que foram positivados 88 homens e 139 mulheres. O município ainda tem mais 39 casos suspeitos sendo investigados. Dos pacientes positivados na cidade, dez estão internados no Hospital da Providência. 
“A gente tem mais pacientes internados e um número muito alto de casos. Infelizmente, muitas pessoas internadas não estão com esquema vacinal completo”, aponta Bachiega.