CIDADES

min de leitura - #

Recuperação do lixão é finalizada em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 23 de março de 2016 | Atualizado em 02 de dezembro de 2016

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os trabalhos de recuperação ambiental do terreno que serviu de lixão à céu aberto por mais de 20 anos em Ivaiporã será concluído nesta semana. A remediação, como é chamado o processo de recuperação, aterrou resíduos em profundidades que variam de 3 a 8 metros. O aterramento faz parte do Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) implantado em 2014 pela atual administração.

Imagem ilustrativa da imagem Recuperação do lixão é finalizada em Ivaiporã

Segundo informações da secretaria de Meio Ambiente o processo de remediação foi dividido em três etapas; investigação ambiental; avaliação de risco e estudo de alternativas para remediação através do PRAD e a recuperação e revitalização. O projeto implicou na movimentação de quase um milhão de toneladas de resíduos. O custo para a remediação da área de 26 mil m² está estimado em torno de R$ 200 mil, somente para compactação dos resíduos foram utilizadas 200 horas máquinas e cerca de 500 caminhões de solo fértil e argila para o aterramento.

Também foram construídas valas para desvio de águas pluviais, sistema de monitoramento do chorume e instalado drenos de gases. O próximo passo é o plantio de árvores na área que ainda não foi reflorestada. O local já recebeu o plantio de 20 mil árvores. “São mudas nativas, algumas frutíferas silvestres para atrair pássaros para abrigo”, explica Ayres.

Ainda segundo o secretário, o cotidiano do local será controlado até agosto de 2019, com diversas coletas e analises de solo das águas do Rio Pindaúva, do Córrego Gajano e das águas subterrânea. “É um monitoramento semestral, onde se fará a coleta do chorume para análise. Nesse período de chuvas intensas já podemos observar que não houve nenhum vazamento, isso nos deixa bastante tranquilo em relação aos próximos anos”. Além disso, também acontece frequentemente o monitoramento de vazamento dos gases.

Para o prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB), o antigo lixão a céu aberto vai propiciar condições de um novo equilíbrio e paisagem harmoniosa. “A recuperação dessa área é de suma importância, já que por mais de 20 anos foi motivo de risco para a saúde da população”, completa Carlos Gil. Desde o início da recuperação não foi mais registado nenhum foco de incêndio no local.