As forças de segurança de Arapongas estão apostando nas redes sociais para se aproximarem dos cidadãos. Com milhares de seguidores, os perfis da Guarda Municipal (GM) e da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) auxiliam o trabalho das unidades, tanto recebendo informações importantes quanto disseminando conteúdos para a população.

A página do Facebook dedicada à GM é a que possui o maior número de seguidores entre as forças de segurança de Arapongas. Na tarde de ontem, o número já havia ultrapassado dos 6,2 mil seguidores. Outra plataforma utilizada é um perfil no Instagram, seguido por mais de 1,1 mil pessoas.
De acordo com a guarda municipal Michele Oliveira, superintendente da unidade, as plataformas digitais têm contribuído bastante para o trabalho da GM araponguense. “Através das redes sociais, nossas mensagens ganham muito mais alcance, pois conseguimos manter um diálogo direto com as pessoas. Por meio de computadores, tablets e celulares, entramos na casa das pessoas”, conta.
Outra via que tem se tornado bastante importante é o WhatsApp. “Além de conseguirmos distribuir conteúdos próprios, com dicas e também educação, temos recebido muitas mensagens da população. São denúncias, informações e avisos dos mais variados, que chegam para nós através de mensagens, vídeos, fotos e áudios, que buscamos sempre checar. As redes sociais acabam se tornando uma via de mão dupla, facilitando o nosso trabalho e também a comunicação de algo por parte das pessoas”, diz Oliveira.
A novidade mais recente da GM é um canal no YouTube, inaugurado em maio. Esta plataforma se difere das outras porque também traz conteúdo voltado para crianças, com vídeos utilizando fantoches, que são manipulados pelos próprios guardas. “O YouTube dá a possibilidade de, através de ferramentas lúdicas, chegar às crianças e passar informações importantes, de uma forma leve”, ressalta ela.
A Polícia Militar (PM) também tem investido no on-line. A página do Facebook da 7ª CIPM tem mais de 2,1 mil inscritos atualmente. WhatsApp e e-mail completam o pacote de ferramentas que fazem a comunicação entre a unidade e a comunidade externa. “Toda medida que aumenta a aproximação da PM com a população é bem-vinda. A internet tem facilitado o recebimento de informações e também nos auxilia a estreitar os laços com a comunidade”, destaca o capitão Ademir da Fonseca Júnior, comandante da 7ª CIPM.
Segundo ele, a seção de Comunicação Social, criada por ele há cerca de um ano, é quem coordena este trabalho. “O que fizemos foi aproveitar os talentos que já estavam dentro da nossa companhia, como por exemplo uma policial militar que trabalhava anteriormente como jornalista e um policial que também atua como fotógrafo profissional”, aponta.
Tanto GM quanto PM fazem parte das Forças Integradas de Segurança de Arapongas, que tem site próprio: integraseg.com.br. No Instagram, há ainda um perfil destinado ao canil mantido pelos dois órgãos, com 3,6 mil seguidores.