Mais onze pessoas testaram positivo para Covid-19 ontem, nos municípios de Apucarana, Arapongas, Ivaiporã e Jardim Alegre. Com os novos diagnósticos, a região chega a 201 moradores contaminados pelo novo coronavírus.
Em Apucarana, sete pacientes foram diagnosticados pela Autarquia Municipal de Saúde (AMS) elevando para 66 casos no município. Dos sete pacientes, três são mulheres com idades de 37 anos, 36 anos e 45 anos. Todas foram diagnosticadas através de exame do Laboratório Central do Estado (Lacen).
Também foram infectados três homens com idades de 46 anos, 61 anos e 63 anos, diagnosticados por testes rápidos. O sétimo paciente, que também fez teste rápido, é um menino de 4 anos, a primeira criança a contrair a doença no município. Todos estão em isolamento domiciliar, sem necessidade de internamento. Dos 66 pacientes, 44 são considerados recuperados. Há, ainda, três casos em investigação.
O prefeito, Junior da Femac, lamentou o aumento de casos no município, em transmissão ao vivo pelo Facebook. De acordo com ele, os sete novos casos foram confirmados em meio ao afrouxamento das medidas de proteção por parte da população, que está deixando a máscara de lado.
“É talvez o maior número de casos que tivemos em um único dia na cidade de Apucarana. E em meio a esses sete, uma criança de 4 anos. Isso tem que significar algo para nós pais e mães. Neste fim de semana andei pela cidade e vi muita gente sem máscara, muita gente não levando a sério a vida dos outros e a própria vida”, disse o prefeito.
ARAPONGAS
Arapongas também confirmou ontem mais um caso de Covid-19, chegando a 90 confirmações da doença. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, o último paciente diagnosticado é um homem, de 39 anos, hipertenso, que compareceu à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com tosse seca e febre.
Ainda conforme a secretaria, o paciente não tem histórico de contato com caso positivo e encontra-se em isolamento domiciliar. No fim de semana, outros quatro casos foram confirmados no município.
IVAIPORÃ
Mais dois casos de coronavírus foram confirmados ontem pelo Departamento Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Ivaiporã, que agora soma 18 confirmações da doença.
Uma das pessoas contaminadas com o vírus é uma mulher de 24 anos, assintomática e cumprindo isolamento domiciliar. O outro paciente é um homem, de 55 anos, que teve vínculo epidemiológico e se manteve em isolamento pelo período recomendado, evitando contato com outras pessoas. Após alguns dias, ele decidiu fazer teste que indicou uma provável recuperação.
Em Jardim Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou quarto caso de Covid-19. Trata-se de um homem de 40 anos que teve contato com o vírus fora do município e segue em isolamento domiciliar em bom estado de saúde.