CIDADES

min de leitura - #

Restaurante Popular soma 20,5 mil refeições servidas

Da Redação

| Edição de 14 de setembro de 2022 | Atualizado em 14 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Restaurante Popular soma 20,5 mil refeições servidas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Voltado ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social, o Restaurante Popular do Município de Apucarana completou três meses de atividade totalizando 20.590 refeições servidas. 

A unidade - instalada na Avenida Irati, nº 379 é coordenada pela Secretaria Municipal da Assistência Social, com apoio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Apucarana (CAISAN), funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 14 horas, servindo 300 refeições diárias. “Os números revelam que a iniciativa está cumprindo com o seu objetivo, que é proporcionar alimentação adequada a pessoas que precisam, promovendo e garantindo a segurança alimentar e nutricional de quem está em situação de vulnerabilidade”, avalia o prefeito Júnior da Femac. 

Pelo prato-feito, que conta com um cardápio diário variado montado e supervisionado por nutricionistas, a pessoa paga apenas R$2,00, sendo o custo adicional subsidiado pelo município. “O restaurante garante uma refeição diária a preço acessível e de qualidade, somando-se a uma gama de outras iniciativas de gestão e políticas públicas para que ninguém passe fome em Apucarana”, enaltece Júnior da Femac, pontuando que a procura foi tão grande, que já no segundo mês de atendimento foi necessário ampliar a capacidade em 50%, passando para as atuais 300 refeições diárias. 

“Do total de produtos adquiridos para o programa, pelo menos 30% são oriundos da agricultura familiar do município”, pontua Ana Paula Nazarko, secretária Municipal da Assistência Social.

Nestes três primeiros meses de atendimento o município já conseguiu traçar um perfil dos usuários. “O público que temos atendido é diversificado. Idosos, estudantes, trabalhadores em geral, pessoas em busca de emprego e também moradores em situação de rua”, informa Ana Maria Schmidt, assessora da Secretaria da Assistência Social e responsável pelo Restaurante Popular. Ainda segundo ela, cerca de 50% do público diário é formado por homens. 

Ela reforça que o atendimento acontece das 11 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.