CIDADES

min de leitura - #

Retomada não chega ao setor de transporte de passageiros na região

Ivan Carlos Maldonado

| Edição de 24 de maio de 2022 | Atualizado em 24 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Retomada não chega ao setor de transporte de passageiros na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o fim das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid, quase todos os serviços retornaram à normalidade, menos o transporte intermunicipal. Em alguns municípios do Vale do Ivaí o problema se arrasta há muitos anos, onerando o poder público que tenta solucionar o problema daqueles que precisam se deslocar a outras cidades. Em outras cidades, o serviço reduziu no auge da pandemia e nunca mais se recuperou.

Em Ivaiporã, por exemplo, a oferta foi reduzida se comparado ao período antes da pandemia. Das três empresas que operavam na cidade, uma, que fazia a linha Ivaiporã/Cândido de Abreu, parou de operar. A Expresso Nordeste, que antes tinha seis linhas para Guarapuava e Londrina ficou apenas com três. Já a Viação Garcia, que antes operava com 11 linhas com trajeto para Maringá, Londrina e Curitiba, oferta apenas cinco linhas atualmente.

“Duas linhas que a gente percebe que faz bastante falta é para Campo Mourão e para Apucarana que hoje não tem mais. Se a pessoa precisa ir para Apucarana, por exemplo, tem que ir até Mauá da Serra e aguardar o ônibus para o destino final. Aí as pessoas desanimam, muitas vezes fazem vaquinha e vão de carro próprio. Uma pena que tenha diminuído as linhas, aqui na plataforma já chegou a parar oito ônibus cada vez”, relembra Alexandre Mendes, proprietário de uma loja de presentes e lembranças na rodoviária há 8 anos. “

Com menos ônibus rodando, aumenta a diferença de tempo entre as saídas. Ontem , o morador de Jardim Alegre José Ataíde da Silva precisava estar em Ivaiporã no início da tarde e perdeu o ônibus das 11 horsa. “Achei que era às 11h30. Agora vou lá em casa pegar e ir de bicicleta. Não tem jeito de esperar até às 18h25. Com esses horários ficou difícil viajar de ônibus”, reclama.

FAXINAL

Os moradores de Faxinal que precisam se deslocar a outras cidades passam pelo mesmo transtorno, pois o município conta apenas com quatro linhas de ônibus, sendo duas para Apucarana e duas para Londrina, o que é insuficiente para suprir a demanda, segundo o secretário de administração, Francisco Alfredo Ferreira, o Ral.

De acordo com ele, o problema do transporte intermunicipal sobrecarrega os municípios. Em Faxinal, por exemplo, a demanda que não tem condições de se deslocar a outras cidades por meios próprios, acaba sendo remanejada para o transporte da Saúde Municipal. “A população acaba recorrendo ao poder público que, a medida do possível, remaneja essas pessoas no transporte da saúde. Então quem está sendo onerado é o município”, reitera.

Com poucas linhas de transporte e baixo fluxo de passageiros, a prefeitura decidiu remodelar a rodoviária, destinando parte do terreno para uso da Secretaria Municipal de Educação.

A falta de linhas já foi tema de várias reuniões de prefeitos da região junto a Secretaria Estadual e Infraestrutura e Logística e DER.


Novo Itacolomi está há oito anos sem transporte intermunicipal

Moradores de Novo Itacolomi que precisam se deslocar a outras cidades da região, e não têm meios próprios de locomoção, estão há oito anos sofrendo com o fim das linhas de ônibus intermunicipais. Segundo o prefeito, Moacir Andreolla, há certo desinteresse das empresas do setor em operar no trecho, pois segundo elas, a demanda é muito baixa e não cobre os custos das viagens, o que gera prejuízo. O problema já foi discutido inúmeras vezes em reuniões da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), contudo, até o momento nenhuma solução surgiu. “Uma empresa chegou a pagar a multa para romper o contrato alegando que o volume de passageiros é baixo. Também tentamos fazer uma parceria com uma empresa privada para fazer uma linha entre Itacolomi e Cambira, mas também não teve sucesso”, lamenta o prefeito.

Andreolla reforça a necessidade de instalar uma linha para atender moradores que trabalham em outras cidades, e também aqueles que precisam se deslocar para Apucarana, principalmente, seja para irem ao banco, ou utilizar outros serviços e até para fazer compras rotineiras. Outros municípios, como Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí também não contam com o serviço.


Ivan Maldonado e Cindy Santos