CIDADES

min de leitura - #

Revitalização avança no Parque da Redenção

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 Há dois anos passando por uma revitalização, o Parque da Redenção pode ficar pronto no ano que vem. A revitalização do espaço, que atualmente é administrado pela Mitra Diocesana, vem sendo feita em etapas. A parte mais adiantada é a gruta em homenagem a Nossa Senhora de Lourdes, que está em fase final de construção.

“A segunda etapa é a construção das imagens da via sacra. São em média 14 imagens, mais a Santa Ceia. A confecção das imagens deve levar mais um ano, mas a gruta para o final do ano já vai estar pronta. A gruta será uma réplica da que existe na França. Agora estamos na parte da caracterização, já que parte estrutural está pronta. A parte interna é um trabalho artístico, feito a mão pelo escultor. Vai ter uma cascata, vai ficar muito bonito”, explica Leandra Silva, Coordenadora de Comunicação da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes.
A coordenadora ressalta que a ideia de fazer a gruta surgiu de um grupo de devotos. “A ideia de fazer a gruta partiu de um grupo de devotos, inspirados no Espírito Santo. A ideia foi tomando forma, amadurecendo, tivemos a aprovação da igreja, começamos essa obra. Quem está à frente da obra monsenhor Roberto Carrara, que foi designado pelo bispo Dom Carlos, quem coordena todo esse processo de construção,” detalha.
No parque já estão as imagens dos três arcanjos, São Rafael, São Gabriel e São Miguel além do rosário com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que é considerado um dos maiores do Brasil. “A prefeitura já realizou a construção do vertedouro, construímos a casa do caseiro que fica o tempo todo cuidado da obra, poço artesiano. As imagens dos três arcanjos já estão prontas e, para que tudo isso continue, precisamos da colaboração com as doações. Quem quiser ajudar, pode procurar a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. O parque será um lugar para que as pessoas possam ir fazer suas orações, suas consagrações, seus pedidos. Um local para momentos espirituais, nossa intenção que seja um lugar de benção de oração”, comenta.
Em breve o espaço vai receber duas imagens, uma de Santa Bernadete e outra de Nossa Senhora de Lourdes que foram esculpidas pelo artista Lucas Fioresi, de Astorga. “As imagens estão ainda na catedral, foram abençoadas pelo próprio bispo e quando a gruta ficar pronta, as imagens serão levadas para lá,” finaliza. (SILVIA VILARINHO)