Dez balões vão colorir os céus do Vale do Ivaí neste final de semana na 3ª edição do Festival de Balonismo de Rio Branco do Ivaí. O festival será aberto na sexta-feira (21) e segue até domingo, com concentração no Centro Poliesportivo, ao lado da Prefeitura Municipal, sendo o principal evento turístico do município.
O prefeito Pedro Taborda, idealizador do evento, destaca que o balonismo vem projetando Rio Branco do Ivaí no roteiro do turismo estadual e nacional. “Várias pessoas já consideram Rio Branco do Ivaí a ‘Capital do Balão’. Nosso município é um dos pioneiros no balonismo. Nós queremos que o turismo cresça na nossa cidade e o balão é uma atração que poucos municípios tem. Quando assumimos, nem no mapa do turismo regional Rio Branco estava. E agora, nós estamos no mapa do turismo do Brasil”, destaca.
Além do balonismo, a prefeitura leva outros atrativos ao evento, que é realizado junto com a 2ª Feira do MEI – que abre espaço de comercialização para os empreendedores locais, a Feira do Produtor Rural e o 1° Festival de Música Popular de Rio Branco do Ivaí. “A ideia é valorizar nossos microempreendedores individuais e fazer com que o público adquira nossos produtos para divulgarmos nossa bela Rio Branco do Ivaí”, destaca o prefeito.
De acordo com Taborda, a iniciativa movimenta diversos setores do município. “O comércio ganha com isso. Os hotéis, restaurantes, e já temos pessoas que estão vivendo em parte pelo turismo, que está gerando renda para as famílias”, salienta.
“Queremos convidar a todos que venham a Rio Branco do Ivaí. Nosso povo é acolhedor e todos são bem-vindos. Temos gente que já confirmou presença vindo de outras cidades do Paraná e até mesmo de outros estados. Venha conhecer as nossas belezas vistas por cima, como a nossa cachoeira, o Rio Ivaí, nossas montanhas, e, claro, as competições de balão”, convida.
Rio Branco do Ivaí, de acordo com o prefeito, vem ampliando estrutura para abrigar o público em geral ao longo dos dias do festival. “Além dos hotéis, temos espaço de camping, área de motorhome, lugar para todo mundo poder se hospedar”, ressalta.