CIDADES

min de leitura - #

Romaria de Nossa Senhora de Lourdes reúne 15 mil pessoas em Apucarana

Silvia Vilarinho

| Edição de 06 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Romaria de Nossa Senhora de Lourdes reúne 15 mil pessoas em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cerca de 15 mil pessoas participaram no último domingo (5) da 4ª edição da Romaria Diocesana em honra a Nossa Senhora de Lourdes, padroeira da Diocese de Apucarana e do município-sede. A peregrinação, que não foi realizada nos últimos dois anos por causa da pandemia de covid-19, voltou a acontecer presencialmente em 2023. 

O Ginásio de Esportes Lagoão ficou lotado. Duas grandes tendas foram montadas no estacionamento do espaço e não havia nenhum lugar vazio. Fiéis de Apucarana e dos 35 municípios que integram a Diocese de Apucarana participaram do evento. 

Antes da celebração, uma homenagem às vítimas da pandemia foi realizada e o momento foi de grande emoção. Os nomes das pessoas que perderam a vida para a doença estavam em uma urna aos pés da cruz durante a missa e fotos dos falecidos apareceram no telão.

A missa, que contou com a presença dos padres das 65 paróquias da Diocese, foi presidida pelo bispo Dom Carlos José de Oliveira. Depois da celebração, a multidão saiu em procissão do Lagoão até a Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Ao passar pela avenida Curitiba, os fiéis foram aspergidos com água benta vinda diretamente de Lourdes, na França, local onde a Virgem Maria apareceu. 

“Nossa Senhora de Lourdes é tudo para mim. Minha mãe, para quem eu recorro e peço proteção. Dessa vez, participei da romaria somente para agradecer: agradecer pela vida, por ter passado pela pandemia e por estar aqui, em Apucarana, com a minha família. Foi tudo muito lindo, muito emocionante”, disse Sandra Regina Maroldi, romeira de Colorado.

Para o ano que vem, a romaria já tem data marcada. “(A edição deste ano) Superou nossas expectativas. Nós temos o privilégio de sermos a única catedral do Brasil dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. A mensagem que fica é de esperança, a mãe sempre nos traz esperança, mesmo atravessando dias difíceis, a mãe está conosco, nos traz seu filho Jesus. Que possamos manter a esperança, a esperança vence todo o medo, todas as maiores dificuldades, a mensagem de Lourdes é de esperança. Em 2024, dia 11, dia da padroeira, dia de Nossa Senhora de Lourdes, será em um domingo e vamos poder realizar a romaria no dia dela”, explica o bispo.