CIDADES

min de leitura - #

Samu de Arapongas fez um atendimento por hora em 2019

Da redação

| Edição de 08 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Arapongas atendeu, em média, a  uma ocorrência por hora em 2019. Os números constam em balanço divulgado ontem pela Prefeitura Municipal. foram efetuados 8.902 atendimentos ao longo do ano.

Os números também apontam que a maioria dos atendimentos prestados pelo serviço correspondem a casos clínicos, foram 5.411, o que equivale a 60% do total. Os acidentes de trânsito foram responsáveis por 12% dos atendimentos. Em 2019, foram atendidos 1.086 acidentes pelo Samu de Arapongas. Outros traumas somaram 1003 atendimentos.
“Tivemos o registro expressivo de atendidos, levando em consideração o porte do município. Contudo, vale salientar que mesmo com a quantidade de atendimentos conseguimos atuar com eficiência e qualidade, através das equipes competentes e recursos importantes para a atuação, como novas ambulâncias e demais equipamentos que fortalecem os serviços. Resumindo, podemos observar o bom tempo resposta das unidades quando acionados para uma ocorrência, a ótima avaliação e a confiança que a população tem no serviço do Samu”, explicou o coordenador do Samu Arapongas, enfermeiro Carlos Eduardo Arruda.
Neste ano, o Samu recebeu duas novas ambulâncias Mercedes Sprinter – liberadas através de emendas parlamentares -  que são utilizadas nos serviços de atendimento básico, além de nova ambulância do mesmo modelo para os atendimentos de urgência – serviço avançado (UTI Móvel), advinda de recursos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). 
Foram entregues também no fim do ano passado novos uniformes aos profissionais, além de dois novos desfibriladores automáticos - aparelhos com função de identificar ritmo cardíaco ou fibrilação ventricular e demais insumos para os atendimentos diários.
“Além dos investimentos materiais, temos tido empenho e apoio no aperfeiçoamento dos profissionais, com a participação em treinamentos, cursos e reciclagens, priorizando assim os profissionais e a comunidade”, acrescenta Arruda.