CIDADES

min de leitura - #

Saúde de Rio Bom é 5ª do Paraná em ranking de atenção básica

Fernando Klein

| Edição de 19 de outubro de 2022 | Atualizado em 19 de outubro de 2022
Rio Bom implantou agendamento para acabar com filas na saúde
Rio Bom implantou agendamento para acabar com filas na saúde

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Rio Bom é o 1º colocado na macrorregião norte e o 5º no Paraná no ranking do programa federal Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à saúde do país. Com nota 9,93, o município ficou atrás de Mangueirinha (9,96), Boa Vista da Aparecida (9,96), Capitão Leônidas Marques (9,98) e Guairaçá (10,00).

O Previne Brasil foi instituído em 2019 pelo Ministério da Saúde. O novo modelo de financiamento alterou as formas de repasse das transferências para os municípios, que passaram a ser distribuídas em novos critérios de desempenho. 

O indicador é atualizado de quatro em quatro meses. São avaliados no ranking sete indicadores nas áreas de obstetrícia, odontologia, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos.

O prefeito Moisés de Andrade (PSD) comemorou o resultado e parabenizou a equipe do setor de saúde. Além de 1º na região e 5º no Paraná, Rio Bom alcançou a 76ª posição no Brasil. “Nossa equipe é bastante comprometida e esse resultado é reflexo do trabalho diário realizado pelos profissionais de saúde”, afirma o prefeito.

Ele destaca a evolução do município no ranking. No levantamento passado, Rio Bom estava em 15º no Paraná e agora avançou dez posições. Após problemas com a contratação de médicos no início do mandato, o prefeito afirma que a situação foi equacionada, garantindo um atendimento de maior qualidade à população do município, que tem 3.162 habitantes, segundo a estimativa mais recente do IBGE.

O secretário de Saúde, José Benedito de Andrade, também destaca, entre as ações realizadas em Rio Bom, o agendamento de consultas por telefone, WhatsApp e pessoalmente na rede municipal de saúde. “Adotamos esse projeto com o objetivo de humanizar o atendimento. O paciente chega 15 minutos antes do agendamento e realiza a consulta. Com isso, não há mais a fila que havia anteriormente, com as pessoas precisando vir às 5 horas da manhã e, muitas vezes, não conseguindo a consulta”, diz o secretário.

IVAIPORÃ

A Prefeitura de Ivaiporã também está comemorando a sua evolução no ranking do Previne Brasil. O município avançou do 223º lugar no 1º quadrimestre para 56ª posição no 2º quadrimestre entre os 399 municípios do Estado. Ivaiporã também ocupa o 1º lugar entre os 16 municípios da 22ª Regional de Saúde, com nota 9,03. 

“Eu sabia que iríamos melhorar, porque as equipes se empenharam muito desde que o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis assumiram a gestão, mas não imaginei que ficaríamos com a nota 9,03. Afinal, o município era um dos últimos colocados”, declarou a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, reconhecendo que o desafio é manter ou melhorar a posição ranking do programa Previne Brasil.