CIDADES

min de leitura - #

Saúde de Rio Bom é 5ª do Paraná em ranking de atenção básica

Fernando Klein

| Edição de 19 de outubro de 2022 | Atualizado em 19 de outubro de 2022
Imagem descritiva da notícia Saúde de Rio Bom é 5ª do Paraná em ranking de atenção básica

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Rio Bom é o 1º colocado na macrorregião norte e o 5º no Paraná no ranking do programa federal Previne Brasil, que avalia a qualidade da atenção primária à saúde do país. Com nota 9,93, o município ficou atrás de Mangueirinha (9,96), Boa Vista da Aparecida (9,96), Capitão Leônidas Marques (9,98) e Guairaçá (10,00).

O Previne Brasil foi instituído em 2019 pelo Ministério da Saúde. O novo modelo de financiamento alterou as formas de repasse das transferências para os municípios, que passaram a ser distribuídas em novos critérios de desempenho. 

O indicador é atualizado de quatro em quatro meses. São avaliados no ranking sete indicadores nas áreas de obstetrícia, odontologia, cobertura vacinal e cuidados com doentes crônicos.

O prefeito Moisés de Andrade (PSD) comemorou o resultado e parabenizou a equipe do setor de saúde. Além de 1º na região e 5º no Paraná, Rio Bom alcançou a 76ª posição no Brasil. “Nossa equipe é bastante comprometida e esse resultado é reflexo do trabalho diário realizado pelos profissionais de saúde”, afirma o prefeito.

Ele destaca a evolução do município no ranking. No levantamento passado, Rio Bom estava em 15º no Paraná e agora avançou dez posições. Após problemas com a contratação de médicos no início do mandato, o prefeito afirma que a situação foi equacionada, garantindo um atendimento de maior qualidade à população do município, que tem 3.162 habitantes, segundo a estimativa mais recente do IBGE.

O secretário de Saúde, José Benedito de Andrade, também destaca, entre as ações realizadas em Rio Bom, o agendamento de consultas por telefone, WhatsApp e pessoalmente na rede municipal de saúde. “Adotamos esse projeto com o objetivo de humanizar o atendimento. O paciente chega 15 minutos antes do agendamento e realiza a consulta. Com isso, não há mais a fila que havia anteriormente, com as pessoas precisando vir às 5 horas da manhã e, muitas vezes, não conseguindo a consulta”, diz o secretário.

IVAIPORÃ

A Prefeitura de Ivaiporã também está comemorando a sua evolução no ranking do Previne Brasil. O município avançou do 223º lugar no 1º quadrimestre para 56ª posição no 2º quadrimestre entre os 399 municípios do Estado. Ivaiporã também ocupa o 1º lugar entre os 16 municípios da 22ª Regional de Saúde, com nota 9,03. 

“Eu sabia que iríamos melhorar, porque as equipes se empenharam muito desde que o prefeito Carlos Gil e o vice-prefeito Marcelo Reis assumiram a gestão, mas não imaginei que ficaríamos com a nota 9,03. Afinal, o município era um dos últimos colocados”, declarou a diretora do Departamento de Saúde, Cristiane Pantaleão, reconhecendo que o desafio é manter ou melhorar a posição ranking do programa Previne Brasil.