CIDADES

min de leitura - #

Saúde do PR está próxima do colapso, diz Beto Preto

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“É um colapso iminente no sistema de saúde”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, na noite de ontem (22), durante entrevista ao telejornal Boa Noite, da RPC.

O secretário ainda destacou que o Paraná vive o momento mais crítico da pandemia de Covid-19, e fez um apelo aos paranaenses para que todos evitem aglomerações, que usem máscara e álcool gel.
O Paraná bateu um novo recorde de internações relacionadas à pandemia de Covid-19, de acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ontem . São 3.165 pessoas hospitalizadas com suspeita ou diagnóstico da doença na rede pública e privada de saúde do Estado. O boletim indica ainda taxa de ocupação de 92% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) e 69% nas enfermarias. Restam apenas 100 vagas em UTIs no Paraná. Na região, o  boletim de ocupação de leitos da 16° Regional de Saúde de Apucarana  revela que no Hospital Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 96,0%, com 48 pacientes internados para 50 vagas disponíveis. No Hospital da Providência de Apucarana, a ocupação está em 65%.
Preto antecipou que o governo do Paraná deve editar um novo decreto entre terça (23) e quarta (24) com novas medidas restritivas. Entre as medidas previstas, estão o aumento do período de toque de recolher e proibição de consumo de bebidas alcoólicas, que hoje funciona da meia-noite à 5 horas, e a suspensão das cirurgias eletivas.