CIDADES

min de leitura - #

SAÚDE MENTAL COLOCADA À PROVA

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a pandemia do novo coronavírus reforçando o fato de nem tudo ser planejado ou previsto, a saúde mental é colocada à prova. “A saúde mental nunca foi tão valorizada, pois o tempo vago que a maioria das pessoas está vivenciando forçadamente trouxe o sentimento de ansiedade e angústia. Afinal, o que eu vou fazer com esse tempo livre?”, explica a psicóloga Renata Garcia.

A profissional destaca que as pessoas estão acostumadas com as suas rotinas cronometradas. “Muitos vivem como robôs: casa e trabalho”, ressalta.
No entanto, mesmo que por linhas tortas, o isolamento está sendo uma oportunidade para se autoconhecer e aprender novas habilidades. “Experiências, que, talvez, não seriam possíveis no ritmo de vida anterior. É importante ocupar a mente, mas não simplesmente com funções que tenham por objetivo preencher o tempo vago. A proposta é permitir que seja uma oportunidade com qualidade, de aprofundamento em si mesmo. Trazendo, quem sabe, para a prática, desejos antigos ou ainda, o desenvolvimento de novas habilidades”, esclarece.
Segundo ela, é extremamente benéfico dedicar um tempo ao lazer e ao cuidado com as emoções. Renata esclarece que como não é possível controlar o que está acontecendo, é importante tentar controlar a maneira como respondemos ao que está acontecendo. E para isso existir, ter um bom aproveitamento e uso do nosso tempo é primordial.
“O fato é que não existem receitas prontas para passar a quarentena. Podemos até nos programar, mas, o máximo de leveza e autocuidado que pudermos ter conosco mesmos, é necessário. Já estamos sob forte estresse”, complementa.