A Secretaria de Estado da Saúde promove hoje uma ação de conscientização e orientação sobre o câncer bucal para a população de Curitiba. A doença também foi tema de uma atualização para profissionais da Rede de Saúde Bucal de todo o Estado ontem em Curitiba.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) estimam em torno de 15 mil casos anuais de câncer de boca no país e cerca de 1 mil no Paraná. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre este tipo de câncer, pois quando diagnosticado precocemente as chances de cura sem sequelas passam de 80% e a descoberta de casos em estágios mais avançados ocorrem normalmente por desconhecimento e falta de informação”, explica o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.
A ação faz parte da Semana estadual da Saúde Bucal, instituída pela lei nº 18.870/2016, e que coincide com o Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro. A lei prevê a realização de seminários, debates, campanhas e outras atividades que contribuam com a prevenção de problemas bucais.
O curso foi transmitido por meio de videoconferência para as 22 regionais de saúde e contou com a palestra do professor da Universidade Federal do Paraná Cassius Carvalho Torres Pereira, que falou sobre o serviço de segunda opinião para o diagnóstico do câncer bucal – o Telessaúde. O chefe do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Erasto Gaertner, Laurindo Moacir Sassi, também palestrou e atualizou os profissionais sobre lesões bucais.
De acordo com Sassi, 20% da população nunca ouviu falar em câncer de boca. “Muita gente nem sabe que esse tipo de câncer existe, por isso temos que divulgar o tema”. (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)