A Secretaria de Estado da Educação (Seed) descartou a refazer a consulta à comunidade escolar do Colégio Estadual Polivalente Carlos Domingos Silva, de Apucarana, sobre a mudança para o modelo cívico-militar em parceria com Exército.
A consulta foi realizada no dia 9 de fevereiro, por aclamação, ocasião em que, numa votação apertada – foram apenas 44 votos de diferença -, a comunidade decidiu rejeitar a mudança proposta para a escola.
No entanto, a partir daquele resultado, um grupo de pais passou a articular um possível cancelamento da votação, alegando que teria havido manipulação.
Esse grupo protocolou um abaixo assinado junto ao Núcleo Regional de Educação (NRE), documento que foi protocolado e encaminhado à Seed para deliberações. O grupo de pais também foi ao Ministério Público.
Ontem, a Seed reiterou que “é imprescindível a aprovação da comunidade escolar, por intermédio de consulta pública formal, com o objetivo de aprovar a implantação do modelo MEC na unidade escolar”. Assim, a secretaria de estado informou que respeita a opção da comunidade escolar em que a maioria optou por não aderir ao Programa.
Segundo a Seed, como “não há indícios de possíveis irregularidades no processo de consulta” não há também previsão de refazer o processo no Polivalente. Também informou que não há nenhuma previsão de outra escolar de Apucarana ser consultada neste ano para substituir o Polivalente.
Vale lembrar, uma consulta para o mesmo programa foi realizada na comunidade escolar do Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, que aprovou a mudança. (CLAUDEMIR HAUPTMANN)