Os territórios de três municípios da região sofreram redução, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado na semana passada. Outros três registraram alta, enquanto os demais permaneceram com o mesmo tamanho. Segundo o IBGE, o uso de novas tecnologias na área de cartografia explica essa mudança territorial dos municípios.
Na região, Apucarana, Ariranha do Ivaí e Rio Branco do Ivaí “encolheram”. Apucarana passou de 558,389 km² para 556,990 km²; Ariranha do Ivaí de 239,562 km² para 234,076 km²; e Rio Branco do Ivaí, de 382,329 km² para 376,109 km².
Por outro lado, Cambira, Ivaiporã e Rosário do Ivaí “cresceram”. O primeiro de 163,388 km² para 164,786 km²; o segundo de 431,502 km² para 436,989 km² e o terceiro de 371,250 km² para 377,470 km². Ao todo, no Paraná, 25 municípios perderam território com a atualização dos dados e 23 registram aumento.
Os dados integram três estudos anuais de Geociências do IBGE: Malha Municipal Digital 2022, Atualização dos Mapas Municipais e Áreas Territoriais de Estados e Municípios.
A Malha Municipal Digital é um conjunto de arquivos digitais da representação de todos os municípios brasileiros e da área total do país. Esse estudo subsidia os Mapas Municipais e novos valores de Áreas Territoriais. “As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios ou pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica o coordenador de Estruturas Territoriais do IBGE, Roberto Tavares.
Segundo ele, os novos delineamentos foram aprimorados à realidade física da hidrografia da região por meio de imagens de satélites de alta resolução e em conformidade com os dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério das Relações Exteriores, que é encarregado de demarcar e caracterizar a fronteira do Brasil em conjunto com os órgãos competentes dos países vizinhos. Ao todo, o Brasil tem 5.568 municípios, além do Distrito Estadual de Fernando de Noronha e do Distrito Federal.
Em função da necessidade da atualização contínua da Base Territorial, especificamente em relação ao desenho da malha municipal, também foram realizados ajustes cartográficos em vários municípios, em função da disponibilidade de novos insumos cartográficos.