CIDADES

min de leitura - #

Seminário da qualidade reúne gestores de 19 hospitais públicos do Paraná

Da redação

| Edição de 29 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Duzentos e cinquenta gestores e representantes dos 19 hospitais estaduais – 15 unidades próprias do Governo do Estado e quatro hospitais universitários, além de equipes de hospitais municipais, filantrópicos ou privados, participaram do VII Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos, em Curitiba. 

O evento, encerrado ontem, foi organizado pela Secretaria de Estado da Saúde para discutir a qualidade hospitalar e segurança dos pacientes. 
Segundo a superintendente das unidades hospitalares próprias do Estado, Vivian Raksa, o seminário serviu como uma capacitação, uma vez que ofereceu palestras com profissionais que atuam em hospitais reconhecidos pela excelência, como o Albert Einstein e Sírio Libanês, e também como local de troca de experiência.
O evento integra o Programa de Qualidade de Segurança do Paciente, criado em 2011 no Paraná. O programa engloba metas de qualidade e 42 ações que devem ser implantadas em cada hospital próprio do Estado. Todo o processo é acompanhado e supervisionado pela Secretaria de Estado da Saúde. 
“Os hospitais tiveram a oportunidade de fazer visitas, um conhecendo o outro. Hoje os hospitais próprios têm uma identidade, eles participam da Rede de Atenção à Saúde e podem trocar experiências entre si. A equipe do Hospital Adauto Botelho conhece a equipe do Hospital do Trabalhador e vice-versa”, diz Vivian.
Ela explica que existem seis protocolos básicos de segurança do paciente que os hospitais precisam seguir. Esses protocolos, definidos pelo Ministério da Saúde, têm como função orientar os profissionais e evitar a ocorrência de incidentes adversos dentro do atendimento ao paciente.