CIDADES

min de leitura - #

Sequestro com reféns em ônibus terminou com mortes

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de março de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Outro episódio marcante foi o sequestro de um ônibus com aproximadamente 45 pessoas, feito pelos famosos Irmãos Oliveira no dia 17 de setembro de 1991. O sequestro, que começou em Ivaiporã e seguiu pela Rodovia do Milho, no sentido Apucarana, só terminou na tarde do dia seguinte, entre Novo Itacolomi e Cambira, mais precisamente no trecho de acesso a Cambira, após muita resistência dos sequestradores, tentativa de negociações por parte da Polícia e, enfim, tiroteio.

Os criminosos eram Manoel Francisco de Oliveira e seu irmão Joaquim, conhecido como “Joaquinzinho”. No início da noite do dia 17, a polícia estourou os pneus do ônibus sequestrado, que ficou isolado no meio da rodovia. Em pouco tempo, mais de 100 policiais civis e militares montaram o cerco.
Até o prefeito na época, José Domingos Scarpelini, entrou nas negociações se oferecendo para ficar em troca dos reféns, mas sem êxito. Os bandidos preferiram trocar uma senhora grávida, Carmen Ruiz de Oliveira, pelo advogado Ivalino Turke. Quando saiu do ônibus a mulher já entrou em trabalho de parto. Levada às pressas para o posto de saúde de Cambira, ela deu à luz a uma menina.
O sequestro só terminou depois que o tal de Joaquinzinho saiu do ônibus com um refém para verificar se havia policiais embaixo ou arredor do utilitário. Foi quando houve um disparo de arma de fogo por parte do sequestrador. Aí começou o tiroteio.
Joaquim morreu no confronto, Manoel levou quatro tiros e chegou a se fingir de morto até ser levado para fora do ônibus, quando começou a gritar que ainda estava vivo. Foi preso em seguida. Um ex-policial que observava tudo à distância, Altair Araújo, morreu ao ser atingido por uma bala perdida.
O crime dos Irmãos Oliveira praticado na região ganhou repercussão na imprensa nacional e, inclusive, motivou o então delegado de Polícia, Rubens Recalcatti, depois deputado, a escrever um livro sobre todo o episódio e também sobre a vida e o comportamento desta quadrilha em família.