CIDADES

min de leitura - #

Serviço de limpeza desobstruiu mais de 15 km de galerias em Apucarana

Da Redação

| Edição de 01 de dezembro de 2022 | Atualizado em 01 de dezembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Serviço de limpeza desobstruiu mais de 15 km de galerias em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“É só um papelzinho!”; “Já tem tanto lixo, mais um não vai fazer diferença!”; Quem nunca ouviu expressões como estas, seja de um vizinho, de um conhecido ou até mesmo de um familiar. Pois então, essa falta de civilidade gera anualmente um pesado custo aos cofres públicos. Em Apucarana, uma prestação de contas realizada pela empresa terceirizada responsável pela desobstrução e limpeza de redes pluviais, traduziu a dimensão do problema gerado por milhares de “papeizinhos” lançados nas ruas. De janeiro a outubro deste ano, a empresa desobstruiu 15.120 metros lineares de galerias, ou mais de 15 quilômetros, que representa uma distância maior que a que separa Apucarana de Arapongas. 

O trabalho realizado pela SWL Saneamento e Construção também envolveu a limpeza de 2.640 bocas de lobo em um total de 756 ruas, resultando na remoção de 480 toneladas de entulhos. “Infelizmente, não encontramos somente “papeizinhos”, mas materiais de todos os tipos e procedências”, lamenta Mauro Toshio Kitano, secretário interino de Serviços Públicos. 

Além das famosas garrafas pet, que representam grande parte dos resíduos retirados das galerias e bocas de lobo, as equipes encontraram objetos inusitados como tampa de vaso sanitário, partes de eletrodomésticos, calotas de veículos, brinquedos diversos e até gesso ortopédico. “Entulhos da construção civil, latas, embalagens e plásticos de todo o tipo também foram materiais muito comuns em todas as operações da empresa”, cita Toshio, que frisa que outra prática ainda comum contribui para a obstrução das galerias pluviais. “Existem moradores que, ao realizar a varrição da calçada ou meio-fio defronte suas residências, acabam descartando tudo nos bueiros”, comenta o secretário.

ZELADORIA 

Ao receber o relatório o prefeito Júnior da Femac mostrou-se alarmado. “Trata-se de um problema que na grande parte do tempo fica oculto dos nossos olhos, mas quando surge, causa muitos prejuízos. Cuidamos com muito zelo de Apucarana e esta condição é algo que precisamos melhorar muito ainda, enquanto sociedade”, pontua o prefeito, frisando que todos os projetos realizados pelo município contemplam lixeiras.