CIDADES

min de leitura - #

Sesa alerta para importância de vacinação na gestação

Da Redação

| Edição de 14 de dezembro de 2022 | Atualizado em 14 de dezembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) revelam que em 2022, a cobertura vacinal para a tríplice bacteriana, imunizante que protege contra coqueluche, difteria e tétano, é de apenas 44% no Paraná, a despeito de sua obrigatoriedade. 

“Toda vacina possui sua importância. No caso dos imunizantes para gestação, vemos uma validade dupla, que protege não somente a mãe como também o bebê em formação. Esses números são preocupantes, uma vez que estão muito distantes da meta, estipulada em 95%. Por isso, fazemos um apelo, com muita preocupação, para que as gestantes possam comparecer ao posto de vacinação mais próximo e solicitar o imunizante. Vacinas são seguras e salvam vidas”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O imunizante, também conhecido dTpa ou vacina tríplice bacteriana acelular do tipo adulto, integra o calendário obrigatório de vacinação para gestantes, sendo ofertado a partir da 20ª semana (5º mês) de gravidez, protegendo não apenas a mãe, como fornecendo imunização passiva contra coqueluche ao bebê que ainda está no útero e também ao recém nascido. A vacina deve ser administrada uma vez a cada nova gestação.