CIDADES

min de leitura - #

Sesa monitora 1º caso suspeito de varíola do macaco na região

Adriana Savicki

| Edição de 17 de agosto de 2022 | Atualizado em 17 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Sesa monitora 1º caso suspeito 
de varíola do macaco na região

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O boletim semanal epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou ontem o primeiro caso suspeito de monkeypox da região. O paciente monitorado - que aguarda resultado de exames - é residente no município de Arapongas. Ontem, foram confirmados 31 novos casos de varíola dos macacos no Paraná e doença se espalha pelo interior do estado.

O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas está levantando maiores informações sobre o caso, que teve exame solicitado em atendimento realizado em outro município. “Esse paciente, não se sabe se homem ou mulher, não foi atendido em nossa rede, mas em Londrina, e agora estamos entrando em contato com a Vigilância de lá para um perfil do caso”, afirma a gerente de Epidemiologia de Arapongas, Fernanda Golas. 

Ela acrescenta que o pedido de exame também foi solicitado por Londrina e a Saúde de Arapongas aguarda as informações para iniciar o acompanhamento do caso.

Esse é o primeiro caso suspeito de monkeypox registrado na área da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Das 22 Regionais de Saúde do estado, 18 têm casos suspeitos ou confirmados. 

Dos 31 novos casos confirmados ontem, a maioria dos novos registros (23) é de Curitiba, mas a doença se espalha para o interior. No boletim de ontem também foram confirmados casos em Almirante Tamandaré (1), Araucária (1), Londrina (3), Cascavel (1), Foz do Iguaçu (1) e Paranaguá (1). Os casos de Londrina, Foz do Iguaçu, Almirante Tamandaré e Paranaguá foram os primeiros registrados nos municípios.

O Paraná totaliza agora 83 casos confirmados de varíola dos macacos, sendo 72 registros em Curitiba. Dos 83 casos registrados, 77 pacientes são homens. Há 108 pacientes aguardando resultado de exames. Segundo boletim da Sesa, a faixa etária com maior número de casos registrados é a de pacientes entre 30 e 39 anos. 

O país acumula 3,1 mil casos da doença, espalhados por 27 estados, segundo dados divulgados na última terça-feira pelo Ministério da Saúde.