CIDADES

min de leitura - #

Setor de serviços alavanca contratações em diversos segmentos no Vale do Ivaí

Cindy Santos

| Edição de 24 de junho de 2022 | Atualizado em 24 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Setor de serviços alavanca contratações em diversos segmentos no Vale do Ivaí

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O setor de serviços é o ramo de atividade que mais abriu as portas do mercado de trabalho na região. Conforme o último relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), dos 872 postos de trabalho criados no primeiro quadrimestre deste ano - em 26 municípios do Vale do Ivaí mais Arapongas - 713 são do setor de serviços, o que representa 81,7%.

Entre os segmentos que compõem o setor de serviços, os que mais abriram novas vagas no período foram os de atividades relacionadas às áreas de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com 342 postos. Na sequência estão transporte armazenagem e correio (121), informação, comunicação e atividades financeiras imobiliárias, profissionais e administrativas (112) e outros serviços como cabeleireiros e outras atividades de tratamento de beleza (102). 

O economista Rogério Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Apucarana, observa que o crescimento do setor ocorreu sobretudo durante a pandemia da Covid-19 e está se mantendo. De acordo com Ribeiro, a maior contribuição para esse ótimo desempenho foi o crescimento do volume de serviços prestados às famílias, que teve alta 37% no acumulado do ano de 2022.

O economista aponta ainda que, com a retomada da economia, muitos segmentos do setor de serviços, que sofreram com o distanciamento social e as demais restrições, estão retornando com força e vigor. É o caso da alimentação fora do domicílio, turismo e hospitalidade.

“A questão do empreendedorismo ajudou muito as pessoas que perderam seus empregos ou que tiveram redução de renda por conta da pandemia. Por isto acabaram empreendendo para complementar a renda ou mesmo como forma de renda principal”, comenta.

APUCARANA

Em Apucarana o volume de vagas criadas neste ano no ramo de serviços corresponde 55,7% (238) do total de 427 postos de trabalho gerados no primeiro quadrimestre. E o setor alimentício está entre as atividades que criaram oportunidades. O restaurante onde trabalha o gerente Adilson Abílio, foi inaugurado em abril deste ano e emprega aproximadamente 15 profissionais de forma direta e indireta.

“Sempre fui do ramo das vendas e já tive algumas experiências no ramo da diversão. Então fui convidado a participar desse projeto e estou bastante satisfeito”, conta.


Mercado da beleza volta a recrutar profissionais 

Impulsionado pela volta dos eventos, o setor de beleza está retomando contratações. No salão da empresária Nárima Oliveira, em Apucarana, ela contratou 8 profissionais para complementar a equipe entre eles esteticista, cabeleireiros, manicures, extensionista de cílios, design de sobrancelhas e depilação. 

Nárima conta que sempre foi atraída pela área da beleza, principalmente por se considerar uma pessoa bastante vaidosa. Mas antes de ter sua própria empresa, ela já trabalhou como garçonete e auxiliar de produção em empresa de bonés. Mas foi no ramo da beleza que ela encontrou o que realmente gosta de fazer. 

“Em 2019 fiz cursos na área da beleza e já entrei na faculdade de biomedicina, na qual me formo este ano de 2022. Quero ampliar meu salão e agregar ao meu trabalho a área da harmonização facial”, ressalta a empresária. 

E segundo a empresária, o setor da beleza é uma área que sempre está expandindo, pois concentra diversos tratamentos, procedimentos e tendências. “Por mais que as pessoas estejam economizando ou em crise, ninguém abre mão de cuidar de si mesmo”, assinala.