CIDADES

min de leitura - #

Situação de emergência em Ivaiporã é reconhecida

Da Redação

| Edição de 29 de novembro de 2022 | Atualizado em 29 de novembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência declarada pela Prefeitura de Ivaiporã, por meio dos Decretos publicados em 7 e 8 de novembro, referentes ao vendaval que atingiu a cidade, seguido de chuva intensa e alagamentos.

Estimativa da Defesa Civil do município é que os  prejuízos causados tenham chegado a R$7,8 milhões.  A coordenadora da Defesa Civil Municipal, Denise Kusminski, explicou que o decreto é o 1º passo para o município requerer auxílio complementar do Estado ou da União. 

As Portarias Ministeriais 3.280 de 11 de novembro de 2022, e 3.356 de 22 de novembro de 2022, publicadas nos dias 16 e 23 de novembro, no Diário Oficial da União nº 215 e 220, reconhecem a situação de emergência descrita pelo município no Formulário de Informações do Desastre (Fide). 

O reconhecimento federal permite ao município acesso a recursos federais para ações de resposta, bem como benefícios às pessoas diretamente afetadas pelo desastre. Segundo a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Denise Kusminski, o Corpo de Bombeiros e o Departamento de Assistência Social atenderam 177 famílias e estimaram 600 pessoas afetadas.