CIDADES

min de leitura - #

TERAPIA ANTI-PANDEMIA

DA REDAÇÃO

| Edição de 15 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cozinhar, fazer artesanato, plantar flores e praticar esportes. Todas essas atividades podem ajudar em tempos de pandemia, período em que as pessoas estão vivendo sob forte estresse e ansiedade, com supressão de atividades sociais e, em alguns casos, convívio com familiares. Nesse período, se dedicar a algum hobby pode se tornar uma terapia. 

A arquiteta Juana Alves, de Apucarana, por exemplo, tem usado sem tempo extra para produzir cerâmica e velas, além de praticar yoga. “Mexer com a argila me conecta comigo mesma, além de me distrair. Nem fico com o celular perto quando estou fazendo para eu possa me dedicar totalmente”, explica.
Sobre a yoga, Juana conta que começou para tentar ficar mais calma, diante do universo de incertezas que a pandemia trouxe. “Vi que precisava de algo para me deixar mais calma e isso acabou trazendo benefício não só mental, mas também pelos alongamentos. Me conecto bastante comigo neste momento de aula e acho muito importante termos esse tempo para nós”, acrescenta. 
A vontade de fazer produtos artesanais é antiga. Porém, na rotina corrida de Juana faltava tempo. “Me encontrei fazendo cerâmica e vela. São horas que passam voando, me distrai e relaxa a mente”, conta.    
Trabalhos manuais, como a jardinagem também fazem parte da atual rotina da advogada Marília Maistrovicz. No estacionamento da empresa de sua família há um canteiro , que ficou vazio por algum tempo. “Eu ficava vendo aquele canteiro vazio e me dava uma vontade de mexer com jardinagem. Achei que seria legal começar a plantar umas flores. Comprei regador, pá, terra, mudinhas e comecei o trabalho. Achei muito legal e desestressante”, afirma. 
Quase todos os dias, Marília assiste vídeos sobre o tema no YouTube e está animada com o novo hobby. “Tem algumas gravações sobre técnicas na internet e vou colocando em prática no meu jardim. Estou bastante animada com as minhas florezinhas, estou aprendendo cada dia mais”, garante.