CIDADES

min de leitura - #

Três chapas disputam eleição da direção da Fecea

Fernando Klein

| Edição de 09 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três chapas disputam na próxima terça-feira, dia 12, as eleições para a direção do campus de Apucarana da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Estão aptos a votar 2.170 acadêmicos, 150 professores e 17 agentes universitários.

Imagem ilustrativa da imagem Três chapas disputam eleição da direção da Fecea

A chapa 1 (“Diálogo e Ação”) tem o professor Daniel Fernando Matheus Gomes como candidato a diretor e o professor Leonardo Fávero Sartori para vice. A chapa 2 (“Renovação Unespar”) é formada pelo professor Ocimar Estralioto, para diretor, e o professor Osvaldo Plinio Stroher, para vice. Já a chapa 3 (“Inova”) conta com a professora Rosimeiri Darc Cardoso como candidata a diretora e o professor Fábio Luis Baccarin para vice.
A votação começará às 8 horas de terça-feira e será concluída às 21 horas. Logo após o fechamento das urnas, que serão instaladas no Auditório Gralha Azul, começa a apuração. O vencedor substituirá na direção o professor Narciso Luiz Rastelli. O mandato é de quatro anos.
O professor Israel Casini, membro da comissão eleitoral, explica que a campanha começou em 18 de maio. Os candidatos percorreram as salas de aula e também mantiveram reuniões com professores e agentes universitários. “A eleição promete ser bem acirrada, mas o clima até agora é amistoso. São candidaturas com pontos de vista diferentes, mas que convergem para o mesmo objetivo, que é o desenvolvimento do campus de Apucarana”, assinala Israel. Ele afirma que a posse deve ocorrer em julho, já que o mandato do atual diretor termina em 30 de junho.
Além da escolha do novo diretor do campus, a comunidade acadêmica também escolhe na próxima terça-feira os diretores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e do Centro de Ciências Humanas e da Educação. 
Em julho, uma nova eleição deve movimentar a Unespar de Apucarana. Na oportunidade, serão escolhidos os integrantes do Conselho Universitário que vão representar o campus nas discussões da universidade em âmbito estadual. São quatro professores, um aluno e um agente universitário. (FERNANDO KLEIN)