CIDADES

min de leitura - #

Tribuna do Norte completa 33 anos de jornalismo regional

Da Redação

| Edição de 04 de março de 2024 | Atualizado em 04 de março de 2024
Imagem descritiva da notícia Tribuna do Norte completa 
33 anos de jornalismo regional

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Há 33 anos, em 3 de março de 1991, circulava a primeira edição do jornal impresso da Tribuna do Norte que estreou com o objetivo de reportar as principais notícias do Vale do Ivaí e região com credibilidade. Premissa que leva até hoje aos mais de 30 municípios onde circula, com população estimada em 450 mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

O diretor presidente do Grupo Tribuna, Baltazar Eustáquio de Oliveira, o Taquinho, destaca a vocação regional da Tribuna do Norte que sempre defendeu os interesses políticos, econômicos e sociais de Apucarana, Arapongas, do Vale do Ivaí e de toda a região Norte do Paraná, sobretudo os pequenos municípios do interior.

Entre as bandeiras da região que foram levantadas pelo jornal está a duplicação da BR-369 entre Apucarana e Arapongas, no início dos anos 2000, que foi conquistada graças a uma série de matérias feitas pelo jornal e também pela mobilização encabeçada pela Tribuna junto às autoridades. O jornal também defendeu a criação da Segunda Vara Criminal de Apucarana, a construção do novo fórum da comarca, a instalação do Colégio Estadual Antônio Três Reis de Oliveira, bem como a criação do Centro Moda, que deu origem à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). 

“É um jornal liberal que tem mantido sua circulação auditada pelo IVC (Instituto Verificador de Comunicação) que audita grandes jornais como o Estado de São Paulo e O Globo, mantido sua circulação sempre em defesa das causas dos municípios de Apucarana e região”, assinala Taquinho.

A Tribuna do Norte é resultado da fusão de dois jornais diários que existiam na década de 90 em Apucarana: a Tribuna da Cidade, impresso mais antigo, fundado em 1969, e o Jornal do Norte, criado em 1985. O periódico começou pequeno, porém cresceu ao longo dos anos conquistando cada vez mais leitores com seu conteúdo sério, regional, independente e objetivo.

Ao longo dos anos o veículo avançou em termos de parque gráfico e de tecnologia da informação, ampliando sua atuação para além do impresso, com a criação do site TNOnline e a rádio Tribuna FM.