CIDADES

min de leitura - #

Universidades se unem para criar sistema de inovação no Vale do Ivaí

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Foi lançado oficialmente ontem em Apucarana, em solenidade na sede do Sebrae, o Sistema Regional de Inovação do Vale do Ivaí (SRI-Vale do Ivaí). O objetivo da associação  é promover e estimular a inovação e o empreendedorismo na região por meio da articulação entre o poder público, sociedade civil organizada, iniciativa privada e das várias instituições de ensino  que encabeçam a iniciativa.

O SRI foi desenvolvido com apoio da Prefeitura de Apucarana, Sebrae e representantes dos campi local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Faculdade de Apucarana (FAP), bem como do campus de Jandaia do Sul da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Ivaiporã.
“O próximo passo é estreitar o relacionamento com a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), bem como nas cidades com as respectivas associações comerciais”, ressalta o presidente eleito da entidade, professor da Unespar, Tiago Ferreira Ribeiro.
A integração do sistema vai oferecer oportunidades de inovação para a população em geral. “Temos as academias como parceiros e isso faz a diferença, pois foram eles juntamente com o Sebrae de Apucarana e o Conecta - Apucarana, os idealizadores do Sistema Regional”, enfatiza Tiago.
O professor Rafael Germano faz parte da associação com a UFPR de Jandaia e reforça a importância da união das universidades no projeto. “Como grande líder da inovação, tecnologia e ciência que somos, sem dúvida apoiamos as iniciativas práticas do SRI que muito significa para o Vale do Ivaí”, justifica.
O Sebrae foi precursor do projeto com a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana, quando em 2017 lançou o ‘Conecta Apucarana’. O consultor da entidade, professor Tiago Cunha participou da criação dos dois projetos. “Já tínhamos em mente expandir a ideia para o Vale do Ivaí, então trabalhamos muito até aqui para consolidar o que deu certo e agora vai continuar com a região”, comenta.
Representando o município de Apucarana, o secretário Municipal de Indústria e Comércio, Edison Estrope considera o protagonismo regional da cidade. “Sendo a maior cidade da região, temos que tomar frente e incentivar os demais municípios mesmo porquê a necessidade de inovação é urgente para todos”, define. O empresário Adan Lenharo, que assumiu esta semana a pasta da superintendência da Secretaria de Indústria e Comércio de Apucarana também participou do lançamento.