Em sistema drive-thru montado no Lagoão, a Autarquia Municipal de Saúde da Prefeitura de Apucarana (AMS) iniciou ontem a vacinação contra o novo coronavírus de três novos grupos prioritários: pessoas com 85 anos ou mais, profissionais de saúde a partir de 50 anos e acamados ou com dificuldade de locomoção entre 70 e 79 anos de idade.
Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, 590 apucaranenses foram imunizados entre as 8h30 e 17 horas somente no sistema drive-thru. “Foram 472 idosos do grupo de 85 anos ou mais e 118 profissionais de saúde com mais de 50 anos de idade”, informou o enfermeiro Luciano Pereira da Silva, coordenador Municipal da Divisão de Epidemiologia.
Na parte da manhã, apesar da longa fila formada ao longo da Avenida Irati, a imunização transcorreu de forma rápida com o atendimento realizado em três boxes de vacinação.
REGIÃO
Em Ivaiporã, teve início ontem a imunização no Centro Cultural de Ivaiporã de idosos acima de 80 anos. No total serão aplicadas 440 doses, 310 da vacina AstraZeneca e 130 da CoronaVac.
No primeiro dia a adesão foi alta, segundo informações de Nilza Fernandes coordenadora da Vigilância Epidemiológica, do Departamento Municipal de Saúde. Até por volta das 12 horas cerca de 190 idosos já haviam recebido a vacina.
Em Arapongas, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas, até ontem vacinadas contra a Covid-19 ao todo 2.899 pessoas (primeira dose), além de 1.222 refentes à segunda dose. Nesta semana, são vacinados os idosos acima dos 85 anos, e profissionais da Saúde com 50 anos ou mais.