CIDADES

min de leitura - #

Vendas do Dia das Crianças geram expectativa no varejo

Cindy Santos

| Edição de 10 de outubro de 2023 | Atualizado em 10 de outubro de 2023
Imagem descritiva da notícia Vendas do Dia das Crianças geram expectativa no varejo

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

As vendas de presentes para o Dia das Crianças devem incrementar o faturamento do comércio de Apucarana. A movimentação maior é aguardada para hoje, véspera da data comemorativa, quando os lojistas do segmento infantil esperam superar os índices do ano passado.  A data é considerada um termômetro para o comércio de fim de ano.

De acordo com a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana) Aída Assunção, a movimentação de consumidores começou no fim de semana anterior, quando o comércio atendeu em horário estendido até às 18 horas. “As lojas de roupas infantis e de brinquedos tiveram um movimento muito bom e sempre é um grande momento para o comércio, essas datas ajudam muito. A expectativa é superar as vendas do ano passado”, afirma. 

Gerente de loja especializada em brinquedos, Laurentina Machado, ressalta que a véspera do Dia das Crianças costuma ser bastante tumultuada, por isso a empresa está preparada para atender uma demanda maior do que os dias anteriores. “A expectativa é que tenha um movimento grande na véspera”, afirma. 

Entre os consumidores que saíram em busca de presentes ontem está a cuidadora Rose Nascimento. Ela optou em comprar brinquedos e como os presentes são para três crianças, o principal critério neste caso é o preço. “Estou buscando os melhores presentes com os melhores preços”, comenta. 

Em contrapartida, a zeladora Luzia da Silva, disse que prioriza o gosto pessoal da neta que tem dois anos de idade. “É difícil escolher em meio a tantas opções, mas eu quero algum brinquedo que ela vai gostar e vai brincar”, afirma. 

PESQUISA

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR mostra que 66,9% dos paranaenses devem presentear. Esta é a terceira maior intenção de compras da série histórica da pesquisa, iniciada em 2016. Quem tem criança em casa já deve ter recebido alguma dica ou até mesmo uma lista com os itens mais desejados. Obviamente, os brinquedos despontam na preferência e serão a escolha de 69,6% dos consumidores, percentual bastante acima dos 55,6% mencionados na sondagem do ano passado. Roupas e calçados tiveram queda, ao passarem de 45,7% das menções em 2022 para 28,7% neste ano.