CIDADES

min de leitura - #

Vinte e seis presas são transferidas do Minipresídio

Da Redação

| Edição de 30 de agosto de 2022 | Atualizado em 30 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Vinte e seis presas são transferidas do Minipresídio

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinte e seis detentas foram transferidas ontem do Minipresídio de Apucarana  para Penitenciária Feminina do Paraná (PFP), em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. 

A decisão foi tomada pela direção do Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen) dentro do processo de desativação da ala feminina da Cadeia Pública de Apucarana.

De acordo com o Deppen, restam ainda seis detentas no Minipresídio que irão ser transferidas nos próximos dias, possivelmente para uma unidade prisional de Londrina.

As condições da ala feminina do Minipresídio são precárias. Como a ala foi construída separada do prédio principal, nos fundos do Minipresídio, as detentas não tem pátio, o que restringe atividades e também o banho de sol.

Outras unidades prisionais da região passam por processo de desativação. Em Arapongas, o Deppen vem promovendo desde março transferências de detentos visando esvaziamento da Cadeia Pública. 

De acordo com levantamento do órgão divulgado mês passado, cerca de 90% do processo já foi concluída. Na época,  restavam apenas 4 celas de triagem. Após esvaziada, a cadeia, que fica na na área central, será demolida para dar espaço a uma praça. Uma nova unidade está em construção no município.

Na região, o Deppen já promoveu a desativação da cadeia pública de Marilândia do Sul.