COLUNAS

min de leitura - #

A força da região na Fiep

Editoria de Política

| Edição de 31 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Tomou posse nesta semana o novo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Carlos Walter Martins Pedro. A região, aliás, está bem representada na nova diretoria por cinco apucaranenses e um araponguense: a vice-presidente Carmen Lúcia Izquierdo Martins, a diretora Elisabete Ardigo, o diretor Humberto Sachelli Neto, o diretor Antônio Di Rienzo e o conselheiro José Carlos Bittencourt, todos de Apucarana. De Arapongas, compõe a nova direção da entidade Irineu Munhoz, também como vice-presidente. Isto demonstra a força que o empresariado da região tem hoje nas decisões da Fiep em busca do fortalecimento econômico cada vez mais do Estado. O Paraná é o 4º estado do Brasil em força industrial e a 5ª economia do País. A Fiep representa 100 sindicatos industriais que congregam as milhares de indústrias existentes no Estado, que geram emprego, geram riqueza e ajudam no desenvolvimento do Paraná.

Cumprindo meta Ao entregar ontem a reforma e ampliação de mais uma escola, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), reiterou que a meta da “gestão Beto Preto” é garantir melhorias e ampliação dos 60 prédios da rede municipal. “Estamos próximos de cumprir essa meta. Falta só mais uma escola para que seja autorizado o processo licitatório da obra. Trata-se da escola Madalena Côco, cujo terreno é do Estado e aguardamos a transferência para o município, para viabilizar a reforma e ampliação”, anunciou.

Igualdade O prefeito Junior da Femac acrescentou que todas as crianças devem ter as mesmas oportunidades de aprendizagem, por isso, além das obras a prefeitura também vem investindo em equipamentos, materiais e uniformes escolares, recursos pedagógicos, formação dos professores e informatização das salas de aula. Segundo o prefeito, Apucarana vai se consolidando desta forma como município detentor de um dos melhores níveis de ensino do Paraná.

Comitiva em Foz - Uma comitiva de Apucarana está hoje em Foz do Iguaçu, para participar do encontro de capacitação “Governo 5.0”. O prefeito Junior da Femac lidera o grupo, que também inclui os secretários Herivelto Moreno (Obras), Sueli Pereira (Fazenda), e Sérgio Bobig (Meio Ambiente), além de outros servidores do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) e do Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Idepplan). 

Proposta O Encontro de Capacitação Governo 5.0, promovido pelo Governo do Estado, será realizado hoje e amanhã no Hotel Rafain Palace & Convention. A proposta é discutir mudanças na administração pública, dentro do conceito “Novo Pensar e Novo Fazer”, programa que orienta a prática inovadora nos serviços públicos para que o Estado seja mais eficiente na entrega de resultados à população.
Verbas sociais A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou na sessão ordinária desta terça-feira projeto de lei do Executivo que repassa recursos para quatro entidades de assistência social, no valor de R$ 50 mil cada, totalizando R$ 200 mil. Os recursos são de emendas no orçamento do Estado apresentadas pelo deputado estadual Arilson Chiorato (PT). Serão beneficiadas a Soprap, Apae, Apac e Adefiap.

Placas rurais O vereador Franciley Preto Godói Poim (PSB), de Apucarana, teve projeto de lei aprovado em primeira votação, nesta terça-feira, que dispõe sobre a instalação de placas de identificação de imóveis rurais do município, com cada uma delas constando o nome do sítio, da chácara ou da fazenda na cabeceira da propriedade. Segundo ele, tal procedimento facilita o atendimento de ocorrências no meio rural por parte da polícia, bem como o socorro do Samu a famílias rurais e a localização para quem trafega pelas estradas rurais.

Projeto dos fogos O projeto de lei de iniciativa popular que proíbe o uso de fogos de artifício com barulho na área urbana de Arapongas foi lido na sessão ordinária desta terça-feira da Câmara de Vereadores. Segundo a Organização de Proteção Animal de Arapongas (OPAA), foram colhidas 5.050 assinaturas no abaixo-assinado. Agora, o projeto segue para análise do jurídico e das comissões para receber pareceres e ser votado em plenário.

Meio ambiente Grupos ambientalistas de Arapongas querem proibir a soltura de fogos de artifício com estampidos, sob a alegação de que esses rojões causam pânico nos animais, especialmente os cães, afetam pessoas com autismo, idosos, doentes e outras pessoas que não suportam barulho. Eles sugerem que esses fogos de artifício sejam substituídos por outros silenciosos que, conforme assinalam, são mais adequados em festas e comemorações.

Vapt Vupt

Pré-candidatos a prefeito de municípios do Vale do Ivaí estão procurando se acomodar em algum partido.    
A intenção dos pré-candidatos é disputar as eleições num partido que não seja “arranhado” por corrupção.
As eleições municipais deverão indicar até que ponto as brigas internas no PSL afetaram o partido na região.            
São vários os ex-prefeitos do Vale do Ivaí que tencionam estar na disputa eleitoral do ano que vem.