ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

A reputação de uma marca

Da Redação

| Edição de 24 de abril de 2023 | Atualizado em 24 de abril de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma marca requer cuidados severos.

Uma marca tem reputação a se preservar.

Uma marca envolve experiências vividas por clientes, consumidores e muitos outros.

Quem pensa ser uma marca apenas o logotipo que a representa, está cometendo um crime contra as Leis Fundamentais do Marketing.

Dentro das empresas, em geral, são poucos os que realmente se preocupam com isso.

Quando se tem um departamento encarregado de criar as artes e a comunicação com que a empresa se apresenta a seu público, até que é possível submetê-las a um julgamento anterior à liberação.

Mas quando este serviço é externo e a gestão descentralizada, o risco de se ver uma coleção de “picaretagens” feitas por metidos a marqueteiros e designers que jamais leram sequer a orelha de uma obra de referência na área... é aviltante e ofensivo à mais simples inteligência.

Sim. Isto acontece. E muito. 

Um fulano disposto a mostrar que “manja da comunicação corporativa” baixa lá um aplicativo qualquer de celular, mete nele algumas figuras aleatórias, junta o logotipo da empresa, escrevem um texto cheio de erros ortográficos e – tcham tcham tcham tachaaam – , a tal arte está pronta para ser exibida aos milhares de espectadores das mídias sociais. Sim. A coisa é primitiva a este ponto.

Se na sua empresa acontecem sacrilégios dessa natureza, a minha advertência é: cuide da sua marca e de sua comunicação sem descansar um segundo sequer. A reputação da sua marca é tão importante quanto a sua – supondo que você se importa com este mero detalhe.