ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Diga não a si mesmo. Você é capaz?

Da Redação

| Edição de 17 de junho de 2024 | Atualizado em 17 de junho de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dizer “não” é uma habilidade essencial. Mais difícil ainda é dizer “não” a si mesmo. Pense em quantas atividades supérfluas apenas consomem nosso valioso tempo. Pior do que não fazer nada é desperdiçar energia com essas trivialidades.

Não basta evitar se intrometer nos assuntos dos colegas, parentes e amigos. É essencial também impedir que eles se intrometam nos nossos assuntos. Ser receptivo demais pode nos levar a esquecer das nossas próprias necessidades.

Uma regra importante é não esperar dos outros mais do que podem oferecer. Nas interações sociais, especialmente no do trabalho, todo exagero é prejudicial. Moderação sensata é o que ajuda a manter a boa vontade e o respeito de todos e a proteger a nossa dignidade.

Seja independente e apaixonado pelas suas escolhas pessoais e profissionais decididas sob profunda reflexão. Jamais traia a sua autoconfiança pelas suas decisões. Para isso, você terá de dizer “não” a si mesmo frente às tendências de fazer pelos outros mais do que é possível a você fazer.

Valorize o seu tempo e energia. Imponha limites claros e cultive a moderação nas suas interações. Assim, você preservará a harmonia no seu ambiente de trabalho e fortalecerá tanto a sua própria posição quanto o respeito profissional que ela exige.

A verdadeira sabedoria está em reconhecer e respeitar os seus próprios limites. Decida hoje ser o guardião do seu tempo e da sua força. Implemente a moderação e veja como o seu ambiente se transforma para melhor.