O treinamento e o desenvolvimento de recursos humanos são conceitos que se relacionam à capacitação dos funcionários de uma empresa. Muitas pessoas usam as duas palavras, mas não sabem que são diferentes. Hoje você vai saber.
Treinamento refere-se ao processo de aprendizado das habilidades técnicas específicas, das competências comportamentais e dos conhecimentos que fazem parte de uma função que os funcionários precisam desempenhar nas atividades diárias. O objetivo do treinamento, portanto, é melhorar a eficiência e a eficácia dos colaboradores em seu desempenho, e, assim, aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho realizado.
Já o desenvolvimento é um processo mais amplo, que busca preparar os funcionários para desafios que estão além do processo. Eu diria que o desenvolvimento capacita para resolver problemas e para funções e responsabilidades futuras que serão exigidas à medida que a empresa progredir. O propósito do desenvolvimento é melhorar a capacidade de adaptação dos funcionários para as inovações e torná-los aptos a assumir novos papéis mais estratégicos e amplos.
O treinamento tem um foco mais imediato e prático. O desenvolvimento tem um foco mais estratégico e de longo prazo.
Isto é que é investir nos Recursos Humanos a fim de que sejam um ativo valioso da organização.
Palestras de piada, de autoajuda e temas dessa natureza pouco ou nada farão de fato pelas pessoas que você contratou. Eventualmente até podem ser um lazer interessante. Mas em termos efetivos, o resultado que o bla bla bla motivacional traz é quase sempre questionável!