ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

O que muda a vida, de verdade

Da Redação

| Edição de 12 de setembro de 2022 | Atualizado em 12 de setembro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

“O que pensamos cria a realidade”. Foi o que li num livro de Psicologia do século XIX. A princípio, parecia autoajuda. Depois que tive contato com a obra “Sapiens”, do israelense Yuval Harari, concluí não se tratar de simples especulação, mas de um fato incontestável da evolução humana.

Linguagem e pensamento criaram o mundo – primeiro dentro da nossa mente, e depois, promovendo a nossa evolução até a sociedade atual. 

Quase todo grande expert, artista, cientista, inventor, assim como os maiores personagens da História compreenderam que, para mudar a vida, precisaram mudar sua mente, seu modo de pensar. Foram eles que nos transmitiram parte da sabedoria de que a mente deve ser dominada, e que as coisas em que acreditamos se realizam.

Daí decorre-se que, todo desconforto que sentimos exige que aprendamos a pensar de uma maneira como nunca concebemos antes. Assim é que as possibilidades que não existiam até então tomam forma e tendem a resolver o incômodo ou a limitação. Necessidade de sobrevivência, por exemplo, foi o que levou os nossos ancestrais a desenvolverem a agricultura, a medicina e uma infinidade de outros benefícios de que nos servimos até hoje. 

A partir do instante em que você e eu considerarmos os problemas do trabalho, da vida, do sustento de cada dia como portas de entrada para o entendimento e visão de um jeito mais inteligente de lidar com a circunstância, sairemos do nível do sofrimento e passaremos ao estágio da efetivação da prosperidade.

Pensamento é a base das ações humanas. O que muda a vida são as ideias. E, para ser franco, esta foi a primeira ideia que, de feto, mudou a minha vida.