ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Os verdadeiros grandes homens e mulheres da história

Da Redação

| Edição de 25 de julho de 2022 | Atualizado em 25 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Os verdadeiros grandes 
homens e mulheres da história

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Todos nós fomos educados sob a visão de que a História é feita pelas ações dos chamados ‘grandes homens’ – Alexandre Magno, Napoleão Bonaparte, Júlio Cesar, Gengis Khan e outros. 

Na verdade, em sua maioria, os ‘grandes homens’ foram, de fato, grandes assassinos.

Entretanto, o biólogo Stephen Jay Gould faz uma observação em um de seus livros que eu particularmente considero genial. Ele diz que “o tecido real da vida é produzido pelas dez mil pequenas gentilezas que todos os dias, silenciosa e inconscientemente, cada um de nós oferecemos uns aos outros: a mãe que atende ao filho com carinho, o amigo que estende a mão a seu próximo, o profissional que ajuda seu colega a atingir a meta no trabalho...” 

Apesar disso, vejo que o nosso mundo – com tendências absurdamente polarizadas por ideologias arrogantes e preconceitos estúpidos –, está necessitado de atitudes humanistas tanto quanto cada indivíduo vivo necessita de oxigênio, água e alimento. 

Por isso, eu quero lhe fazer um convite. 

Reflita sobre esta realidade. 

Deixe de lado, abandone qualquer arroubo de orgulho que tenha possibilidade de gerar grosserias, ressentimentos e afetações em quaisquer dos ambientes em que você viva. Conceda aos demais a consideração que merecem pelo simples fato de serem os seus semelhantes. E já que quase sempre as nossas ações atraem reações de igual medida daqueles que as recebem, convença-se definitivamente a investir no bem e na gentileza.