Hoje eu trago uma dica importante de liderança.
Se você está na gestão de uma área de qualquer empresa e tem uma equipe subordinada, sempre que tiver de atribuir uma tarefa a alguém, expresse essa tarefa como uma instrução e não como uma pergunta.
Diga:
- “Por favor, faça isso!”
... e não
- “Você poderia, por favor, fazer tal coisa?”
Eu estou trazendo essa regra principalmente para gestores inexperientes que, muitas vezes podem se sentir desconfortáveis ao dar instruções aos mais velhos que eles. Daí a tendência de passar tarefas em formato de perguntas... - “Você se importa...?” ou “Você poderia, por favor...?”. Isto não vai bem. É vago e denota insegurança.
Por outro lado, quando a solicitação é direta e gentil, acompanhada de um audível e convicto “por favor”, ela transmite confiança e assertividade. Isso aumenta as chances do receptor ter maior impulso para realizá-la.
Você só deve apresentar uma tarefa em formato de pergunta se estiver realmente em dúvida se o funcionário tem ou não capacidade ou habilidade para realizá-la.
Mais um detalhe. Certifique-se de que ele/ela entendeu exatamente o que deve executar. Peça, com educação, que explique em retorno o que tenha entendido daquilo que você solicitou. Assim, o risco de erro reduz-se muito.
Como pode ver, usar a lógica com conhecimento do comportamento humano é a base da liderança prática e do trabalho em equipe.