ABRAHAM SHAPIRO

min de leitura - #

Quem é insubstituível

Da Redação

| Edição de 13 de março de 2023 | Atualizado em 13 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ninguém é insubstituível”. Esta frase é dita e repetida nas empresas – principalmente naquelas que não sabem avaliar o valor de seus recursos humanos ou trouxe pessoas muito incompetentes para seu quadro de colaboradores. Quando se diz que ninguém é insubstituível, deseja-se dizer que todos são substituíveis. Será verdade?

Pense comigo. Um pai de família responsável e presente é substituível? Um grande e dedicado professor é substituível? Aquele treinador exigente que desenvolve um atleta até conquistar a medalha olímpica é substituível?

Quando olhamos para os profissionais que atuam numa empresa, conseguimos enumerar várias características que os tornam insubstituíveis em suas funções. 

Aquele que tem um conhecimento especializado e habilidades em sua área. O colaborador capaz de se adaptar às mudanças e a novas situações. O que é proativo e está sempre melhorando e otimizando processos. O funcionário que se capacita para resolver problemas com eficiência e os resolve. O bom comunicador. O que é capaz de trabalhar em equipe e produzir resultados consistentes e de alta qualidade. E, é claro, não posso deixar de fora o profissional que atua com ética e compromisso com a missão da empresa.

Eu conheço muitos profissionais verdadeiramente insubstituíveis. Eles é que me fazem entender que os tempos mudam, as gerações se renovam, mas, como li na placa afixada na parede de uma empresa: o errado é errado – mesmo que todos estejam fazendo –, e o certo é certo – ainda que ninguém o faça. 

Todo indivíduo que se aplica a fazer o certo e o faz com dedicação, com qualidade e por princípio de vida, sim, ele já é insubstituível. E ele há de progredir – quanto mais agir com persistência nesta conduta.