Ainda não deu desta vez A Justiça Eleitoral de Apucarana, assim como políticos interessados esperavam que Apucarana pudesse atingir 100 mil eleitores ainda para as eleições de outubro deste ano. Mas não deu. Últimos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontam que o município tem hoje 90.364 eleitores. Até a próxima quarta-feira, prazo final para emissão de novos títulos, transferências e regularização, este número não deve subir muita coisa. Vale ressaltar que a maioria dos municípios onde houve recadastramento biométrico, inclusive Apucarana, também perderam eleitores para o pleito deste ano. As perdas, inclusive, são significativas e demoram para ser recuperadas. Não bastasse isso, deve ser levado em conta, ainda, o número de cidadãos que não comparecem para votar, o que reduz ainda mais o número de eleitores de uma cidade.
Conscientização Pré-candidatos a deputado estadual e federal de Apucarana nas eleições deste ano terão que “gastar muita saliva” junto ao eleitorado do município. Primeiro para convencer o eleitor a comparecer às urnas; segundo para votar na sua candidatura e, terceiro, para não votar em branco e nem anular o voto. Não será uma tarefa fácil para os pré-candidatos.
Extraordinária O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), convocou sessão extraordinária para esta segunda-feira, a partir das 15h30, para discussão e votação de matérias em regime de urgência. São quatro projetos de lei encaminhados pelo Poder Executivo e um projeto de resolução de autoria da mesa executiva do Legislativo.
Projetos Os projetos de lei encaminhados pelo Executivo de Apucarana à Câmara de Vereadores referem-se a concessões de contribuição ao Crea e ao Hospital da Providência; que altera a lei de cargos e carreira dos servidores; e que abre crédito adicional. Já o projeto de resolução altera dispositivos do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.
Ordinária Em seguida à sessão extraordinária, a Câmara de Apucarana realiza a sessão ordinária que acontece todas as segundas-feiras às 16 horas. Da pauta de votação constam seis projetos de lei do Executivo, um do vereador Franciley “Poim” e dois projetos de decreto legislativo, todos em terceira votação, além de seis requerimentos apresentados pelos vereadores.
Novo Itacolomi O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreola, decidiu transferir para junho e tradicional Festa do Frango e da Banana, que normalmente é realizada todo mês de maio. Segundo ele, o motivo é ganhar um tempo para melhor estruturação dos festejos, diante das dificuldades financeiras. Ambas as atividades - frango e banana – movimentam a economia do município.
Cancelamentos Maioria das prefeituras do Vale do Ivaí tem evitado promover festas de aniversário ou outros eventos festivos. Os motivos dos cancelamentos de festas são a crise econômica e a queda de recursos dos municípios. Mauá da Serra, que sempre realizou a sua Festa do Milho com muito sucesso também cancelou o evento por falta de recursos.
Em Brasília Prefeitos de toda a região devem ir à Capital Federal neste mês para participarem de mais uma Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Neste ano, haverá durante o evento um encontro dos prefeitos com os pré-candidatos à Presidência da República, para definir planos para os municípios.
Municipalistas Em todas as campanhas eleitorais, candidatos a presidente da República, ao Senado e à Câmara dos Deputados, principalmente, se apresentam aos prefeitos como sendo municipalistas. Durante o transcorrer do mandato, no entanto, prefeitos precisam ir a Brasília de “pires na mão” com frequência, para conseguir uns minguados recursos.
Contas da Cida A governadora Cida Borghetti (PP) vai se reunir nesta segunda-feira com toda sua equipe de primeiro e segundo escalão. O encontro será a partir das 10h15, no Palácio Iguaçu. A governadora pretende fazer uma prestação de contas dos seus primeiros trinta dias à frente do comando do governo do Estado. Neste período, muitas ações foram executadas.
Secretário Antes da reunião com toda a equipe amanhã, a governadora Cida Borghetti vai dar posse ao novo secretário de Estado da Fazenda, José Luiz Bovo. Posse está marcada para as 9h30 no Salão de Atos do Palácio Iguaçu. Da cerimônia também deverão participar deputados estaduais e representantes de segmentos organizados da sociedade.
Vapt Vupt
O IBGE deverá anunciar em setembro a nova estimativa populacional dos municípios para este ano de 2018.
Sempre que ocorre uma estimativa populacional, prefeitos reclamam que números não estão corretos.
Há casos em que, segundo as estimativas do IBGE, municípios perdem habitantes e também recursos federais.
É que o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é repassado às prefeituras conforme o número de habitantes.
COLUNAS
MAIS LIDAS
-
Cidades
03/08Empresário de Rolândia (PR) é primeiro ganhador do prêmio de R$ 1 milhão da Poupança Premiada Sicredi
-
Política
21/03Decreto institui cotas raciais em 30% dos cargos de confiança
-
Geral
31/10Pesquisa sugere criação de presídio para idosos no Rio
-
Economia
10/03Indústria de alimentos e bebidas cresceu 8% em 2025, diz Abia
-
Esporte
02/02Willian Kibor e Núbia de Oliveira vencem a Prova 28 de Janeiro