Uma pergunta que não quer calar entre os araponguenses: o ex-prefeito José Aparecido Bisca pode ou não ser candidato já nestas eleições? Se consultado o site do Tribunal Regional Eleitoral, consta o título de eleitor dele como suspenso, o que, entre outras interpretações, estaria inelegível. Mas nos últimos dias uma informação tem corrido de boca em boca nos círculos políticos de Arapongas, a de que o ex-prefeito Bisca teria conseguido reverter sua situação em instância superior de Brasília, retomando seus direitos políticos e, por conseguinte, a elegibilidade. Por trás da vitória de Bisca nos tribunais, estaria nada mais nada menos que o advogado Oduvaldo Calixto, outrora inimigo político de Bisca e aliado dos Pugliesi. Como em política nada é definitivo, Calixto hoje é Bisca desde criancinha.
BETO PRETO COM RICHA
O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT), se avistou por alguns momentos, anteontem, em Curitiba, com o governador Beto Richa (PSDB). O rápido encontro foi na sala de reuniões anexa ao gabinete do governador. “Falamos sobre os danos causados pelo excesso de chuvas, que gerou o decreto de estado de emergência no município. E também sobre o aniversário de 72 anos de Apucarana e os eventos comemorativos”, revelou Beto Preto.
MAIS PMS
Em Curitiba, o prefeito Beto Preto se reuniu também com o deputado estadual Pedro Lupion (DEM) e recebeu dele a informação de que Apucarana terá um número maior de Policiais Militares. “O 10º Batalhão da Polícia Militar terá duas turmas de vinte e cinco soldados cada uma, ao invés das duas de vinte PMs anunciada anteriormente”, revelou.
COM TEMER
O empresário apucaranense Nilson Umberto Sacchelli Ribeiro vai participar de encontro com o vice-presidente da República, Michel Temer, que acontece hoje em Curitiba com lideranças do PMDB. Ele vai a convite do senador Roberto Requião e do deputado estadual Requião Filho. O encontro será às 11 horas, no Hotel Pestana. Na oportunidade, serão discutidas novas propostas para o País.
PRÉ-CANDIDATO EM FAXINAL
O vereador Rubens Kaplun (PSD) confirmou ao blog do Júlio Silva Lino que é pré-candidato a prefeito de Faxinal nas eleições deste ano. Ele é do grupo político do atual prefeito Adilson Silva Lino (PDT), de quem teria apoio. Kaplun, que é produtor rural, já foi vice-prefeito por dois mandatos. Apesar da sua intenção de disputar o pleito, ele diz que seu nome está à disposição do grupo na busca da união.
VICE NA DISPUTA
O vice-prefeito de São Pedro do Ivaí, José Izalberti (PTB), poderá ser o candidato a prefeito do grupo da situação nas eleições deste ano. A princípio, seu nome teria o apoio da prefeita Maria Regina Della Rosa Magri (DEM), que não pode concorrer à reeleição, porém pretende fazer seu sucessor. José Izalberti é um político da sua confiança, embora no grupo haja outros nomes também em condições de disputar a prefeitura.
CASA CHEIA
A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri, espera casa cheia na reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que acontece nesta sexta-feira, às 16 horas, no salão paroquial da igreja matriz de sua cidade. Afinal de contas, este é o primeiro encontro do ano dos prefeitos e ela vai assumir a presidência da Amuvi.
EXPECTATIVA
A prefeita Maria Regina Della Rosa Magri diz que está na expectativa de fazer um bom trabalho à frente da Amuvi no decorrer deste ano, a exemplo do então presidente Luiz Carlos Gil (PMDB), prefeito de Ivaiporã. A revisão do pacto federativo para uma melhor distribuição dos recursos federais aos municípios será uma das bandeiras municipalistas neste ano.
REAJUSTE EM ORTIGUEIRA
A prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach (PPS), está concedendo ao funcionalismo municipal um reajuste salarial de 12% a partir de janeiro. O piso salarial base da Prefeitura, que era de R$ 1.050, subiu para R$ 1.172,59, representando um aumento de 11,67%. Já os salários dos professores tiveram um reajuste de 11,36%.
CASAS EM N. ITACOLOMI
O prefeito de Novo Itacolomi, Roberto Munhoz (PMDB), o Polaco da Pá, esteve segunda-feira no gabinete do presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Na oportunidade, ficou confirmada a participação do município no Fundo Estadual de Combate à Pobreza, desenvolvido pelo governo de Beto Richa. Novo Itacolomi deverá construir 33 casas pelo programa.