BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

“E o Verbo Divino se fez carne e habitou no meio de nós.”

Da Redação

| Edição de 07 de junho de 2023 | Atualizado em 07 de junho de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Solenidade de Corpus Christi nos convida a sair e levar o Senhor Jesus para a vida cotidiana: levá-Lo onde a vida se desenvolve com todas as suas alegrias e sofrimentos”, nos diz o Papa Francisco. Cristo Jesus, Se faz presente na Eucaristia; é Ele o Pão Vivo, o verdadeiro Maná, o Alimento Eterno, fonte inesgotável de vida e salvação para que todos os que Nele creiam, tenham vida em abundância. Jesus, ao passar pelo limiar das trevas e da morte, entregando seu corpo e seu sangue, dá cumprimento ao sentido do Dom da Eucaristia: Ressuscitado, sobe aos Céus, deixando-se ficar em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, pelo mistério inefável da Transubstanciação, permanecendo conosco para nos fortalecer na fé. 

Recordemos a celebração da Quinta-feira Santa, que precede a crucificação e morte de Cristo na Cruz, quando o povo cristão, entristecido, é chamado a vigiar e orar para que Ele não fique só e abandonado na noite escura por nossos pecados e indiferenças, enquanto aguarda o momento de Sua morte. Agora, pensemos na celebração de Corpus Christi que é vivida à Luz da alegria e gratidão ao Cristo Ressuscitado que está presente por inteiro na Eucaristia e nos permite viver, através da adoração e comunhão eucarística, uma profunda intimidade com Ele, a ponto de podermos tê-Lo dentro de nós, numa completa unidade com o Pai e o Espírito Santo! 

“Na procissão de Corpus Christi, acompanhamos o Ressuscitado no seu caminho pelo mundo inteiro. E, fazendo isto, respondemos ao seu mandamento: “Tomai e comei... Bebei todos” (Mt 26, 26s). Comer este Pão é entrar em comunhão com a Pessoa do Senhor Vivo. Este ato de ‘comer’ é realmente um encontro entre duas pessoas, é deixar-se penetrar pela vida d’Aquele que é o Senhor, d’Aquele que é o meu criador e Redentor. A finalidade desta comunhão, deste ‘comer’, é a assimilação da minha vida à Sua, a minha transformação e conformação com Aquele que é Amor Vivo e pleno” (Papa Bento XVI). Viver e celebrar o dia de Corpus Christi é também pôr em prática o pedido de Jesus para sermos testemunhas fieis, sempre e em todo lugar. De que adiantaria recebermos Jesus na Comunhão, e aprisioná-Lo dentro de nossos medos e comodismos? O Mistério Eucarístico somente pode ser compreendido pela fé; impossível exprimi-lo em palavras, mas possível de o expressarmos com nosso testemunho. 

“A cada Santa Missa celebrada, Cristo se faz presente inteiro em cada uma das espécies e inteiro em cada uma de suas menores partículas, de maneira que a fração do pão não divide o Cristo” (Cat. Igreja Católica, 1377), portanto, sejamos nós os que ajuntam os irmãos para Cristo, testemunhando publicamente a nossa fé. Que riqueza nos é dada, quanto amor se exprime na Sagrada Eucaristia! Diante de tão grande Amor, adorar Jesus Eucarístico publicamente é o chamado a todo cristão no dia da Celebração do Corpo do Senhor. Quem dera tivéssemos a coragem de Maria Santíssima de sermos Sacrários vivos, homens e mulheres eucaristizados, vivendo a fé e o amor à Eucaristia! Certamente, se assim fizéssemos, muitos ao nosso redor também estariam usufruindo da graça da intimidade com Cristo. Rezemos sempre: Fazei-nos, ó Virgem Maria, Sacrários vivos da Eucaristia!