BISPO DOM CARLOS JOSÉ

min de leitura - #

Estamos a caminho! Quarta Romaria Diocesana

Da Redação

| Edição de 11 de janeiro de 2023 | Atualizado em 11 de janeiro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como são amáveis vossas moradas, Senhor dos exércitos.” (Sl 83,2)

Com os corações ardentes e os pés a caminhos, viveremos a 4ª Romaria Diocesana rumo à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, onde manifestaremos nossa alegria em retornar à casa de nossa Mãe e Padroeira, já às vésperas da grandiosa comemoração das festividades em sua honra, dia 11 de fevereiro. Celebrar o Dia da Padroeira tem um significado que vai além da lembrança da data, pois perpassa a mera formalidade e alcança o mais íntimo dos corações das gerações de filhos e filhas que, desde a criação da Diocese de Apucarana, lutaram para que ela se tornasse o que é hoje: uma Diocese ativa e fiel, que se destaca pela fé, unidade, perseverança, obras sociais e caritativas, onde todo o povo, juntamente com seus diáconos, sacerdotes, leigos e leigas não medem esforços para fazer acontecer a evangelização e a missão desejada e ensinada por Jesus Cristo, vivida por Maria Santíssima e expressada através dos antepassados que habitaram esta porção de terras paranaenses. 

A Romaria Diocesana nasceu a partir de um desejo de promover um novo momento de testemunho comunitário que pudesse congregar um número maior de devotos de Nossa Senhora de Lourdes espalhados pelo território diocesano, numa data marcante, que se transformasse num grande encontro da Família Diocesana dos Filhos de Nossa Senhora de Lourdes, e se tornou realidade, fazendo parte do calendário dos festejos da Padroeira Diocesana. Uma Romaria ou peregrinação é uma manifestação religiosa popular muito antiga, atrelada a devoção ao que é Sagrado, que tem por objetivo levar os devotos aos lugares reconhecidos como sedes importantes de visitação de fiéis, como os Santuários, Catedrais, Basílicas, Sedes Diocesanas e demais lugares onde o povo possa render graças, cumprir suas promessas, visitar, receber indulgências, louvar a Deus e renovar sua fé e seus compromissos com o Senhor. A essência de uma Romaria sempre é o encontro com Deus, já que o Templo Sagrado é a morada do Corpo e Sangue de Cristo, Jesus Eucarístico, onde se celebra a Vida, ouve-se a Palavra e participa-se dos Sacramentos. A Romaria é um renovo das esperanças e uma nova oportunidade de engajamento na vida comunitária, já que, como um grande encontro de irmãos unidos pela mesma fé, é possível reascender a chama da vocação missionária, por vezes apagada e esquecida pelos contratempos da vida.

A Romaria Diocesana possibilita que se veja em cada rosto desconhecido expressões diferentes, com significados semelhantes: a fé que move cada irmão e cada irmã ao mesmo lugar, aos pés da Mãe, que acolhe, ouve e abraça a cada filho! Sentimentos e necessidades diferentes que se juntam para louvar e agradecer, pedir e suplicar, de forma plena e consciente, imersos nos mistérios de Cristos, unidos à Senhora de Lourdes, que sejam atendidos, segundo a vontade do Pai. Momentos fortes de oração, fraternidade e união fazem com que a Romaria Diocesana se transforme numa única voz, pois, a partir do grande encontro que se dá quando da chegada ao destino, todos, ao se reunirem em torno do Altar, se tornam um só povo, um só rebanho, filhos da mesma Mãe e Rainha, ovelhas do mesmo Pastor, Jesus Cristo, o Pão da Vida Eterna. Venham, todos juntos, há lugar para cada um, o Coração da Senhora de Lourdes está aberto para acolher com carinho. Permitam arder os vossos corações, deixem vir à tona a graça da missão, coloquem os pés a caminho e deem asas à vocação! Apucarana é um pedaço do céu, o Coração da Senhora de Lourdes é a Porta da Casa de Deus!