Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor, e não para os homens...” (1Col 3,23)
Iniciando o mês vocacional, a Família Diocesana de Apucarana, com imensa alegria e devoção, viverá a Ordenação de 30 novos Diáconos Permanentes. A celebração, no dia 05 de agosto, às 15h, na Catedral de Nossa Senhora de Lourdes, marcará de forma significativa o Ano Vocacional, cujo lema “Vocação: Graça e Missão” reforça a importância deste momento para a Diocese de Apucarana.
Toda vocação cristã é gerada no coração, vivida na fé batismal e confirmada pela unção do Espírito Santo através do Sacramento Crismal e vai, aos poucos, amadurecendo o conhecimento e despertando uma tal intimidade com Cristo que torna impossível manter o coração humano indiferente ao chamado de Deus para servi-LO de forma mais concreta e absoluta. E, como sabemos, Deus não se atrasa nem se demora, Ele chama a cada um no tempo certo, no tempo favorável, como nos lembra a parábola dos operários da vinha (Mt 20, 1-16).
Esses nossos irmãos que serão revestidos da Ordem do Diaconato Permanente certamente, já estabilizados em suas famílias e empregos, ao ouvirem o chamado do Senhor, sentiram seus corações arderem tal brasa incandescente que não queima, mas que gera um desejo incontrolável de buscar cada vez mais esse calor que vem do Fogo do Espírito Santo, e que coloca não apenas os pés, mas o ser todo a caminho do serviço à Igreja, aos irmãos e a Deus, sem deixar de lado a sua família e aos seus. Esses homens são chamados a serem servos de Deus, não para o sacerdócio, mas para o serviço, através da imposição das mãos do Bispo, ao qual auxiliam com a fidelidade de quem serve, acima de tudo, ao próprio Cristo, Senhor da Igreja.
Os Diáconos Permanentes são marcados pelo Sacramento da Ordem, não para serem sacerdotes, mas para se tornarem servidores configurados a Cristo, que se fez Diácono e servidor de toda humanidade; este sinal ou caráter impresso sacramentalmente no Diácono, ninguém poderá apagar, é permanente, daí o título ‘diácono permanente’. O que é, exatamente, um ‘diácono permanente”? São homens casados, chamados por Deus a darem algo a mais em favor do Reino, aqui, no agora, sem deixarem de ser pais e esposos dedicados, que exercem sua vida civil e profissional regularmente e se consagram à comunidade eclesial pelo Sacramento da Ordem, como servidores de Deus, da Igreja e da comunidade.
Sua vocação contempla três dimensões: a familiar, profissional e eclesial, sendo sinal de Cristo-Servidor. Sejamos gratos pela benevolência Divina, por nossos irmãos Diáconos que se juntam aos já existentes, e rezemos para que eles testemunhem a beleza da Igreja Particular da Diocese de Apucarana e “Alegres na Esperança” possam semear o amor e a paz. Que a Senhora de Lourdes, Nossa Mãe e Intercessora abençoe e guarde em seu Imaculado Coração esses novos servos, protegendo-os e guiando seus passos!